Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Alvo do Fla, Quintero fez um único jogo completo em toda a temporada 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Que o meia colombiano Juanfer Quintero é um dos maiores craques do futebol argentino nos últimos tempos, ninguém discute. Pena. A técnica refinada que desperta paixões, infelizmente, anda em segundo plano mediante suas seguidas lesões já há quatro temporadas.
Camisa 10 do River Plate, criativo e exímio cobrador de faltas e escanteios, Quintero é incensado como um dos grandes ídolos da história recente do gigante do Núñez, autor do golaço que começou a definir a Libertadores de 2018 em cima do Boca Juniors, o título mais importante dos 121 anos do clube.
Logo no começo da temporada 2019, Juanfer levou uma entrada dura do zagueiro Figal, então no Independiente, rompeu os ligamentos do joelho e iniciou um calvário de lesões que ainda faz o colombiano passar tanto tempo fora dos gramados quanto dentro das quatro linhas.
Os números provam o duro momento de Quintero. Em todo 2022, ele fez 36 jogos pelo River Plate (de um total de 65 do clube na temporada). Mas em apenas uma única ocasião jogou a partida na íntegra: no 1 a 1 com o Patronato pela Copa Argentina, em setembro. E somente em outras duas partidas ele esteve perto de cumprir os 90 minutos, mas saiu perto do fim.
Quintero sempre contou com a boa vontade de Marcelo Gallardo, muito mais para um "pai" do que um simples treinador para ele. A relação entre ambos era tão especial que acabou sendo ele, Juanfer, o escolhido para ler a carta de despedida do River para Gallardo diante do Monumental de Núñez lotado. E nem com o apreço do chefe o colombiano rendeu como se esperava.
Verdadeiro craque da camisa 10
Apenas na constância, porque ainda limitado ele conseguiu brilhar. Nos 36 jogos, Quintero respondeu por 15 gols, somando tentos próprios (sete) ou assistências (oito).
Já estão na história verdadeiras pinturas suas na temporada 2022, como um gol olímpico (contra o Patronato) e um lindo gol de falta (contra o Argentinos Juniors). Técnico do Flamengo, o português Vitor Pereira é antigo admirador do colombiano, inclusive indicando sua contratação em 2015 ao Fenerbahçe, mas o negócio não saiu.
É pouco provável que saia desta vez. O Flamengo prometeu conferir em detalhes a condição física do meia, que completa 30 anos na semana que vem e não joga com frequência desde a lesão de 2019.
Imaginar que ele vá render em um calendário insano como o brasileiro não condiz com seu histórico recente. Avançar por sua contratação internacional e de altos valores seria mergulhar em incertezas, por mais que Quintero seja um jogador muito profissional e extremamente querido por companheiros e treinadores.
O destino do camisa 10 deve ser o Junior de Barranquilla, da Colômbia, futebol mais pausado e complacente com jogadores com seu estilo extremamente técnico —mas de físico cada vez mais distante com o futebol de ponta que se vê nas ligas mais importantes da América do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.