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Como é o novo Monumental de Núñez, agora maior estádio da América do Sul
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A noite de ontem (12) foi de muita festa na zona norte de Buenos Aires, mais precisamente nos bairros de Belgrano e Núñez.
Reabrindo as portas do seu ampliado Monumental, o River Plate bateu de virada o Argentinos Juniors por 2 a 1, pela terceira rodada do Campeonato Argentino, e celebrou sua imponente casa ser agora a maior da América do Sul.
De acordo com a Conmebol, o palco portenho da final da Copa do Mundo de 1978 tem agora capacidade para 83.198 pessoas (antes era de 72.054).
Deixa para trás, desta maneira, outro Monumental, o de Lima, no Peru, com 80.086 lugares, e o Maracanã, com 78.383 espectadores.
Sem pista de atletismo
O Monumental foi inaugurado em 1938, e sua histórica pista de atletismo (que estava lá para Buenos Aires ser uma eventual sede olímpica) foi removida para dar lugar a novos setores para o público.
As obras de ampliação começaram em outubro de 2020, aproveitando que as partidas vinham sendo jogadas sem público por conta da pandemia por covid-19.
Está prevista ainda uma outra nova tribuna colada ao campo, no setor chamado Belgrano, onde ficam as câmeras de TV.
Tal construção terminará em 2024, deixando a capacidade final para 84.567 torcedores.
A euforia na noite de domingo foi tamanha que o River agora está sendo investigado pela Polícia Federal por excesso de público. A Rádio La Red, a mais ouvida do esporte em Buenos Aires, informou que as escadas do Monumental estavam lotadas, estimando em cerca de 90.000 torcedores presentes neste domingo.
As imagens de TV sugerem que a quantidade faz sentido, e quem conhece a fundo o futebol argentino sabe que as arquibancadas superlotadas são muito comuns no país.
A tristeza da noite de festa ficou por conta da morte de um torcedor —Ricardo Navarro, cuja idade não foi informada— antes da partida. Ele "surfava" em um ônibus, caiu e foi atropelado nas imediações do estádio.
Um outro torcedor, que tentou pular de um setor a outro, na arquibancada Sívori, atrás de um dos gols, despencou e está internado em estado grave.
De onde vem o dinheiro
O River tem o acordo de "naming rights" mais polpudo da Argentina. Tanto é assim que o novíssimo Monumental de Núñez leva o nome da rede de supermercados Mâs, recebendo por isso US$ 3,5 milhões (R$ 18,25 milhões) por ano.
Outro acordo milionário do clube diz respeito ao seu patrocinador principal, a casa de apostas Codere. Mais US$ 9 milhões (R$ 46,92 milhões) entram nos cofres da instituição a cada ano com este contrato.
O River não informa oficialmente o custo da ampliação do Monumental. Jornal mais lido da Argentina, o "Clarín" estima o valor em US$ 45 milhões (R$ 234,12 milhões), contando também as obras que terminarão no ano que vem.
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