Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
É a maior do mundo? Conheça detalhes da estátua de Gallardo no River Plate
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A tarde teve paixão e emoção no Monumental de Núñez, neste sábado (27), durante a apresentação da estátua que a torcida do River Plate ofereceu a Marcelo Gallardo, maior técnico da história do clube.
O monumento descoberto ontem fica no estacionamento do estádio, na frente da entrada principal, ao lado agora de outro grande emblema do clube, o antigo atacante e treinador Ángel Labruna, lenda entre os anos 1940 e 1970.
Gallardo, claro, esteve na cerimônia, acompanhado por companheiros de clube dos tempos de jogador e treinador, além de dirigentes do clube e do atual e antigo presidente do River.
Com as chaves doadas
A torcida arrecadou, na frente do Monumental, milhões de chaves para fazer a construção de bronze que reproduz o gesto do treinador levantando a estátua da Libertadores de 2018, conquistada em cima do Boca Juniors no Santiago Bernabéu, em Madrid.
A coleta começou logo na abertura da temporada de 2019, pois a ideia do idealizador, Jorge Trillo, na verdade, foi uma promessa, intuída na véspera da decisão ante o Boca Juniors.
De acordo com o River, não há, no âmbito esportivo, estátua maior que esta, que mede oficialmente 8,10 metros e pesa sete toneladas.
A afirmação é impossível de comprovar, e o clube não informa qual seria a obra que viria agora em segundo lugar neste ranking.
Para efeito de comparação, o busto de Ayrton Senna, inaugurado no ano passado em Interlagos, tem 3,5 metros e 550 quilos.
Ainda sobre Gallardo, a autora da obra é a artista argentina Mercedes Savall, que finalizou a estátua em dezembro do ano passado, depois de quase quatro anos de trabalhos.
Dentro do monumento há ainda uma cápsula do tempo, com cartas escritas pelo próprio Gallardo e por diretores e presidentes do River, reforçando a importância do seu trabalho de oito anos e meio no clube.
Gallardo assumiu como treinador ao River em junho de 2014, deixando o cargo em dezembro de 2022, depois de conquistar pelo clube nada menos que 14 títulos —os mais importantes deles foram as Libertadores de 2015 e 2018.
Todos os troféus foram levados ontem ao redor da estátua, deixando a tarde ainda mais especial ao torcedor do River.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.