Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mundial Sub-20 terá Inglaterra x Argentina e Brasil x Argentina? Veja chave

Savio, atacante do Brasil, em jogo contra Nigéria no Mundial Sub-20 da Argentina - Fifa/Twitter
Savio, atacante do Brasil, em jogo contra Nigéria no Mundial Sub-20 da Argentina Imagem: Fifa/Twitter

Colunista do UOL

31/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Disputado na Argentina, o Mundial Sub-20 terá uma quarta-feira (31) que promete forte emoção. Nada menos que Brasil, Argentina, Itália e Inglaterra estarão em campo em jogos válidos pelas oitavas de final.

O primeiro candidato ao título da programação será o Brasil, que encara a Tunísia às 14h30 (de Brasília), no Estádio Diego Maradona, na cidade de La Plata.

Às 18h, com todos os 25 mil ingressos vendidos em San Juan, a Argentina recebe a Nigéria, enquanto Inglaterra e Itália fazem, em La Plata, o clássico europeu para definir quem passa para as quartas de final.

mun - Fifa/Twitter - Fifa/Twitter
Torcida argentina vibra durante o Mundial Sub-20 em Santiago del Estero
Imagem: Fifa/Twitter

Mero aquecimento

A sensação deixada pelo Mundial Sub-20 na Argentina é que a primeira fase foi muito morna —o que era de se esperar pelos grupos de quatro países terem até três classificados.

Dos 24 países do Mundial, nada menos que 16 seguem na competição, alimentando as críticas ouvidas especialmente em Buenos Aires sobre um certo inchaço no formato de disputa.

A melhor campanha da fase de grupos foi da Argentina, com três vitórias, 10 gols a favor e apenas 1 gol contra.

cha - Reprodução Fifa - Reprodução Fifa
Chave com os confrontos do Mundial Sub-20 da Argentina
Imagem: Reprodução Fifa

Por ser a anfitriã e contar com ótimos jogadores que bateram o pé para jogar a competição, a seleção treinada por Javier Mascherano é considerada no país como a grande favorita ao título, mas convém cuidado já a partir de hoje, apesar de a Nigéria ter perdido por 2 a 0 para Brasil e Itália.

Outra equipe com pontuação ideal na primeira fase foi os Estados Unidos, que já está nas quartas de final depois de abrir as oitavas, ontem (30), com um 4 a 0 sobre a Nova Zelândia.

Chave perfila clássicos

Brasil e Argentina estão em lados opostos nos cruzamentos, e só podem se cruzar na final, marcada para o dia 11 de junho, em La Plata.

É a decisão sonhada na Argentina tanto pelos anfitriões quanto pela Fifa, que aumentaria demais a visibilidade da competição com o confronto entre as rivais, potências e vizinhas sul-americanas.

No lado da Argentina, o hipotético adversário das quartas viria de Equador x Coreia do Sul.

Na semifinal há a possibilidade de a seleção azul e branca cruzar, em casa, com a Inglaterra, a maior rival da Argentina no futebol, pela Guerra das Malvinas e pelo longo histórico de animosidades.

rome - Fifa/Twitter - Fifa/Twitter
Romero comemora golaço pela Argentina no Mundial Sub-20
Imagem: Fifa/Twitter

Para que o confronto ocorra, além da chegada da Argentina, a Inglaterra precisaria deixar pelo caminho a Itália (hoje) e o ganhador, nas quartas, de Colômbia x Eslováquia, que também se cruzam nesta quarta-feira.

Projetar o Brasil x Argentina da decisão e o Argentina x Inglaterra na semifinal não é papo de torcedor, não.

Da Argentina já falamos do favoritismo, e o Brasil teve a seu favor a conclusão da primeira fase com o melhor ataque (10 gols, empatados com os argentinos).

Já a Inglaterra fechou seu grupo com a liderança e com uma vitória de 3 a 2 sobre o Uruguai, outro país candidato a ir longe neste Mundial Sub-20.

Jogos das oitavas do Mundial Sub-20

  • Estados Unidos 4x0 Nova Zelândia
  • Uzbequistão 0 x 1 Israel
  • Colômbia x Eslováquia | Bicentenário, San Juan, 31 de maio, 14h30
  • Brasil x Tunísia| Diego Armando Maradona, La Plata, 31 de maio, 14h30
  • Argentina x Nigéria | Bicentenário, San Juan, 31 de maio, 18h
  • Inglaterra x Itália | Diego Armando Maradona, La Plata, 31 de maio, 18h
  • Gâmbia x Uruguai | Madre de Ciudades, Santiago del Estero, 1º de junho, 14h30
  • Equador x Coreia do Sul | Madre de Ciudades, Santiago del Estero, 1º de junho, 18h