Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que se sabe sobre série de Ayrton Senna na Netflix gravada na Argentina

F1: Netflix usa autódromo de Buenos Aires nas gravações de série sobre Senna - Divulgação
F1: Netflix usa autódromo de Buenos Aires nas gravações de série sobre Senna Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

13/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com lançamento previsto para 2024, quando sua morte completa 30 anos, a série de Ayrton Senna na Netflix começou a ser gravada na Argentina há duas semanas. O ponto de partida foi o autódromo Oscar e Juan Gálvez, palco do GP de Fórmula 1 disputado em Buenos Aires pela última vez em 1998.

A coluna apurou que a série fará referências sutis à locação. Esportista brasileiro mais amado pela torcida argentina em todos os tempos, Senna manifestou sempre a vontade de pilotar em Buenos Aires, e a produção terá uma discreta "licença poética" como homenagem póstuma.

sen - Reprodução - Reprodução
Lendas da F1: o argentino Juan Manuel Fangio com o brasileiro Ayrton Senna
Imagem: Reprodução

Paixão por Fangio

Outro vínculo entre Senna e os argentinos acabou sendo a famosa amizade do brasileiro com o pentacampeão Juan Manuel Fangio, tema de um especial do UOL, que pode ser lido aqui.

Em Balcarce, cidade onde Fangio nasceu e está enterrado, as filmagens também já começaram, depois do trabalho de 80 pessoas para ambientar os anos 1980 no autódromo local.

Lá será mostrada a fase pré-F-1 de Senna, quando ele correu, na Inglaterra, pela Fórmula Ford 1600, Fórmula Ford 2000 e Fórmula 3. O autódromo de Balcarce tem ao fundo a serra La Barrosa, perfeita para reproduzir o que eram os circuitos ingleses.

As réplicas dos carros chegaram ao autódromo totalmente cobertos, ainda assim despertando a curiosidade dos habitantes de Balcarce, pequena cidade com apenas 45 mil habitantes.

O vínculo entre Senna e Fangio terá outra referência sutil. Segundo o portal "Infobae", o mais lido da Argentina, em julho e agosto a série será gravada em Mar del Plata, exatamente nas ruas onde Fangio conquistou sua primeira vitória na elite internacional, em 1949.

Por lá será reproduzido o circuito de Mônaco —com o túnel inclusive.

Esta será a quarta série gravada pela Netflix em Mar del Plata. A cidade não cobrou nada, pois entende que a produção vai favorecer o seu turismo.

Outra locação na famosa cidade litorânea argentina será o Kartódromo Internacional de Camet, reproduzindo as primeiras aceleradas de Senna.

sen - Pascal Rondeau/Allsport/Getty - Pascal Rondeau/Allsport/Getty
Ayrton Senna foi campeão pela McLaren na temporada de 1988
Imagem: Pascal Rondeau/Allsport/Getty

Até com cigarro

As réplicas dos carros de Senna foram feitas pelo famoso construtor argentino Tulio Crespi, de 84 anos. Ele e os filhos Luciano e Sandro se encarregaram de 25 modelos, ao longo de 20 meses de trabalho.

Carros adversários de Senna também foram reproduzidos, como a Ferrari 641 pilotada por Alain Prost na temporada 1990.

De acordo com o portal "Infobae", as réplicas chamam a atenção pelo realismo e por manter todos os patrocinadores originais, incluindo as fabricantes de cigarros.

Os carros terão um motor Chevrolet de baixa cilindrada, rodando entre 80 e 100 km/h, com velocidade aumentada por recursos audiovisuais.

sen - Netflix|Reprodução/Instagram/Nario Kolke - Netflix|Reprodução/Instagram/Nario Kolke
Gabriel Leone vai viver Ayrton Senna em minissérie da Netflix
Imagem: Netflix|Reprodução/Instagram/Nario Kolke

Envolvimento

Segundo a "Folha de S.Paulo", a série da Netflix terá a participação da família de Ayrton, além de Galvão Bueno, Xuxa e pilotos que conviveram com Senna, que será interpretado na produção pelo ator Gabriel Leone.

A Argentina foi escolhida por custos, tradição no automobilismo e facilidade nas locações. Segundo a "Folha", a série será gravada depois no Uruguai, Brasil e Irlanda.

A direção será de Vicente Amorim e Julia Rezende. Três produtoras assinam a série: a brasileira Gullane, a argentina Postre e a uruguaia Salado.

Miniaturas de carros de F1 para quem é fã

Ferrari SF 1000 - Charles Leclerc

Mercedes AMG W10 - Lewis Hamilton

Red Bull RB16B - Max Verstappen

McLaren MP4/4 - Ayrton Senna

Jordan 194 - Rubens Barrichello

Lotus 72D - Emerson Fittipaldi

Rodapé content commerce -  -