Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quais serão os reforços do River Plate para o mata-mata da Libertadores?

Volante Rodrigo Aliendro grita gol do River Plate sobre o The Strongest - CARP Twitter
Volante Rodrigo Aliendro grita gol do River Plate sobre o The Strongest Imagem: CARP Twitter

Colunista do UOL

28/06/2023 08h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Alívio e alegria. Estes são os sentimentos da torcida do River Plate nesta fria quarta-feira de inverno em Buenos Aires. O gigante vermelho e branco venceu o The Strongest-BOL por 2 a 0 na noite de ontem (27) em um jogaço digno de mata-mata.

O valente The Strongest esteve longe de ser a moleza que se esperava e fez o River suar. Os portenhos correram risco até de derrota, não fosse a atuação espetacular do goleiro Franco Armani, que se redimiu das falhas cometidas nas partidas anteriores.

O River mais uma vez brilhou no ataque. "Este River ataca como um campeão e se defende como um eliminado", resumiu, sucinto, o comentarista Toti Pasman, da Rádio La Red, a líder das transmissões esportivas na capital argentina.

Classificado para o mata-mata da Libertadores como segundo colocado do grupo, atrás do Fluminense, o River agora mergulha no mercado de passes para saber como pode se reforçar para voltar a ganhar a competição que não conquista desde a histórica final de 2018 contra o Boca Juniors.

Algo, porém, merece destaque —esta classificação às oitavas é a nona seguida do River na Libertadores, comprovando que é sim um dos clubes mais "copeiros" da competição.

nac - CARP Twitter - CARP Twitter
Nacho Fernández domina bola na vitória do River Plate sobre o The Strongest
Imagem: CARP Twitter

Ramiro a caminho

O primeiro nome que a chegar é o zagueiro Ramiro Funes Mori, de 32 anos, segundo apurou a coluna. O anúncio será na semana que vem, logo depois da virada do mês.

Campeão da Libertadores pelo próprio River em 2015, Ramiro estava no Cruz Azul, do México. Zagueiro com destaque pela seleção argentina em 2015 e 2016, sofreu sérias lesões e saiu do radar da azul e branca depois da chegada do técnico Jorge Sampaoli, em 2017.

A possibilidade da contratação de Nicolás Otamendi, confesso torcedor do clube, não deu em nada. O zagueiro da seleção tricampeã do mundo vai seguir no Benfica, onde é ídolo.

Outro que surge com possibilidade de retorno é o meia Manuel Lanzini, de 30 anos, que se despediu do West Ham-ING. Também jogador da seleção argentina no passado, sua chegada não é prioridade para o clube, que prefere reforçar a defesa.

Sebastián Boselli, central da seleção uruguaia sub-20, também tem sido estudado pelo clube, que cogita igualmente a chegada do meia Rodrigo Garro, do Talleres, destaque do Campeonato Argentino.

mic - CARP Twitter - CARP Twitter
Martín Demichelis, técnico do River Plate
Imagem: CARP Twitter

Pedido do treinador

Para o técnico Martín Demichelis, que conseguiu dar a este River um nível de agressividade semelhante ao dos melhores momentos de Marcelo Gallardo, a prioridade é manter o elenco, pedido especial —e pessoal— à diretoria do clube.

Nicolás De La Cruz afirmou que não sairá do River até o fim desta Libertadores, frustrando, assim, os planos do Flamengo de contratá-lo.

O jogador uruguaio vem jogando bem como há tempos não atuava, sendo uma das principais peças da equipe nesta suada classificação da primeira fase.

Outra possibilidade de saída era a do zagueiro e lateral paraguaio Robert Rojas, que teve seu nome ligado ao Cruzeiro. Seu representante disse publicamente que "sua passagem pelo River já estava cumprida", algo que não caiu bem no clube, que o afastou tão logo soube desta entrevista.

O empresário do atleta, porém, voltou atrás, e Rojas acabou sendo incorporado, jogando, inclusive, ontem como titular.

Para a sequência da Libertadores, dois nomes importantes no sistema defensivo que devem estar em melhores condições físicas são o zagueiro Emanuel Mammana e o volante Matías Kranevitter, ambos com passagens pela seleção argentina, que se recuperam de graves lesões recentes.

Virtual campeão argentino (lidera a liga local 10 pontos à frente do Talleres, o segundo colocado, a seis rodadas do fim), o River tem até 72 horas antes do começo do mata-mata para inscrever novos jogadores, de acordo com o regulamento da Conmebol.

O sorteio do mata-mata será na próxima quarta-feira (5), com o início das oitavas previsto para 19 de julho.