Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Maior churrasco do mundo junta Gre-Nal e social
Com Augusto Zaupa
Depois do recesso de um ano devido à pandemia, o maior churrasco de beira de praia do mundo está de volta ao litoral norte gaúcho: o Paleta Atlântida, maior churrasco à beira de praia do mundo. A quinta edição deste evento, que deve reunir cerca de 3 mil assadores ao longo de 1 km de churrasqueira, será realizada neste sábado (19), na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá (RS).
Mas por que estou falando de churrasco nesta edição da coluna? Por algo simples, mas de extrema valia. Durante a quinta edição do evento irei participar de um torneio beneficente de futebol de areia envolvendo quatro times: Amigos do Tinga e do Dunga, Esquadrão KTO, Galácticos da Melnik e QG do Dody.
O torneio vai arrecadar alimentos que serão distribuídos no dia seguinte, domingo (20), para vilas carentes de Xangri-Lá.
Ao ser convidado para participar do Paleta Atlântida, que tem como expectativa receber aproximadamente 20 mil pessoas, pensei em organizar este minicampeonato para ajudar os que estão passando fome.
Enquanto muitos estarão se alimentando neste banquete, a poucos quilômetros dali centenas de famílias não têm o que comer. Lógico, isso não é culpa de ninguém que estará ali presente no evento, mas se podemos fazer algo para ajudar, por que não termos essa iniciativa?
Desta forma, a ideia é juntar duas paixões do povo gaúcho, o churrasco e o Gre-Nal, em prol dos que necessitam. Quando envolvemos jogadores e ex-atletas de Grêmio e Internacional conseguimos um engajamento muito grande da população.
O evento ainda mexe com a memória dos torcedores, visto que atualmente é cada vez mais difícil um jogador criar vínculos com clubes porque estão saindo cada vez mais cedo para a Europa e não conseguem se fidelizar até mesmo com os torcedores das equipes que os revelaram.
No Rio Grande do Sul, ainda é muito latente o vínculo da torcida com jogadores que passaram pela dupla Gre-Nal, talvez seja o Estado que mais represente estes laços envolvendo arquibancada e extracampo.
Apesar de não ter um número certo de quantos quilos de alimentos iremos entre as doações, espero ter a possibilidade de ainda arrecadar toda a carne sobressalente dos assadores participantes para engrossar essa contribuição, ainda mais neste momento em que o preço do quilo da carne não para de subir em nosso país.
Outra ação bem interessante que os organizadores decidiram é que, após o evento, os 100 mil tijolos utilizados para a construir a churrasqueira de 1 km serão doados para a prefeitura de Xangri-Lá. Estes tijolos serão destinados para reformar e construir casas e escolas de projetos sociais do município.
Além da presença do Dunga e da minha, o torneio ainda contará com a participação de Rafael Sóbis, Índio, Iarlei, Guiñazu, Hugo de León, Paulo Roberto, Luiz Fernando, Fabiano, os irmãos gêmeos Diego e Diogo, Caico, Luís Mário, Leanderson, Douglas, Labarth, Nego Maurício, Sandro Sotilli, Claiton, Dinho, Rodrigo Mendes e Vinicius. Alguns jornalistas e influenciadores digitais também foram convocados para essa pelada.
Aproveitando que a Arena KTO já estará pronta, pretendo bater uma bola, na tarde desta sexta-feira (18), com pessoas que trabalham com projetos sociais que envolvem o futebol nas cidades da região para incentivar esta ação. Assim, também terei a oportunidade de ter contato com a gurizada que participa destes projetos locais.
Sou de uma comunidade carente, sempre faço questão de ressaltar isso. O futebol me abriu portas, e ainda abre. Então, a minha parte e dos meus convidados para este evento é tentar 'trazer para dentro' a parcela desta população que estará fora deste festival por falta de oportunidade econômica e social.
E nada melhor do que juntar churrasco e futebol par ajudar quem necessita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.