Topo

Vitor Guedes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Raul e Fábio Santos jogam em Cali; Gil e João Victor brigam por vaga

VP definiu: Fábio Santos é o titular da lateral nos grandes jogos - Diogo Reis/AGIF
VP definiu: Fábio Santos é o titular da lateral nos grandes jogos Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colunista do UOL

02/05/2022 13h58Atualizada em 02/05/2022 15h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muito se falou do 9, mas a prioridade tática sempre foi outra: o Corinthians precisava de um lateral esquerdo confiável. Fábio Santos, que tem muita história, já não é o mesmo jogador de outrora e não aguenta jogar em sequência. E Lucas Piton, como ficou escandalosamente claro nos Dérbis e na derrota contra o São Paulo onde enterrou o time em 52 segundos, não está pronto para atuar defensivamente em linha de 4.

VP, então, resolveu essa questão: na Libertadores, Fábio Santos é o titular. Mas, para isso, não quer Gil, também pesado e experiente, na sua cobertura. Então, ao colocar Fábio Santos como titular, Raul Gustavo é o zagueiro pela esquerda.

A outra vaga segue aberta entre Gil e João Victor. João, que foi muito bem em 2021 e está muito mal em 2022, tem a vantagem da juventude e da resistência física. Gil, mais jogador e mais experiente, tem mais dificuldade na saída de bola.

Resolvido a questão da defesa com Cássio, Fagner, Gil (João Victor), Raul e Fábio Santos, do meio para a frente, em jogos grandes, quem tem lugar certo é Du Queiroz, Maycon, Willian e Jô. As outras duas vagas estão abertas. E Renato Augusto, embora não esteja bem, leva a preferência na armação porque VP não gosta do futebol de Giuliano e Paulinho, que saiu lesionado contra o Fortaleza, não está jogando absolutamente nada.

Voltando a Jô, bastou emagrecer um pouco e entrar minimamente em forma para ficar claro que, mesmo longe da versão 2017, e o melhor centroavante do elenco com folga. Júnior Moraes, veterano que ganhou dois anos de contrato, será usado apenas para o descanso do titular.

No meio, ainda é preciso repetir o melhor encaixe. Vítor Pereira demorou muito para admitir que Paulinho e Renato Augusto são meias que, em 2022, não podem jogar juntos. O que sempre foi óbvio. A culpa pelo elenco envelhecido e mal montado não é dele, mas quando ele aceitou dirigir o Corinthians já era esse calendário e esse elenco.

Também não é de VP a culpa por Xavier e Roni não terem bola para jogarem no Corinthians nem pelo fato de Ederson não ter sido mantido no elenco como opção, mas já está muito claro que Maycon não é 5, nem Du Queiroz, e ambos dão equilíbrio e sustentação quando jogam juntos. Hoje não dá para imaginar o Corinthians, nos grandes jogos, sem a dupla se alternando nas primeiras e segundas funções.

Giuliano poderia ganhar mais minutos, especialmente quando VP roda o elenco, mas o futebol do meia ainda não caiu nas graças do treinador lusitano, que, com toda razão, descartou utilizar Luan em jogos minimamente competitivos.

Contra o Fortaleza, após o vareio levado na primeira etapa, deu tempo de arrumar a escalação estapafúrdia, com Maycon isolado na marcação do meio, com dois laterais que marcam mal e com Paulinho e Renato Augusto juntos. Na Libertadores, nos clássicos e embates decisivos, nem sempre vai ter tempo de corrigir no intervalo as bobagens!

Na live do Danilo e do Vitão, falamos mais de Corinthians, do San-São e de muito mais.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram