Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Enquanto não sai a classificação por desempenho, Corinthians é o líder
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em jogo desfalcado pela data Fifa, Palmeiras e Atlético-MG ficaram no 0 a 0 no Allianz Parque. Não foi um grande jogo, longe disso, mas, sem dúvida, apesar do embate decepcionante, as equipes criaram mais e sofreram menos que o líder Corinthians na vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-GO.
O lanterna Fortaleza, registre-se, também tratou melhor a bola na vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo no Maracanã do que o Corinthians em Goiânia. Até o bagunçado Flamengo do fraco Paulo Sousa, que perdeu pênalti com Pedro, criou mais que o Timão. E daí?
Em nove rodadas, a verdade é que o líder isolado do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz atuou bem nos dois primeiros jogos, vitórias de 3 a 1 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, e de 3 a 0 sobre o Avaí, na Neo Química Arena.
Na sequência, Vítor Pereira mostrou que não entendeu bem o que é o Derby e o Corinthians levou 3 a 0 em Barueri e, em seguida, mesmo tomando um baile do Fortaleza no primeiro tempo, venceu o lanterna no grito da Fiel com um gol contra.
Contra o Bragantino reserva, em Bragança Paulista, outra vitória magra e fundamental na única finalização no gol, um carrinho de fora da área de Renato Augusto.
Aí, o Corinthians emendou três empates em que foi dominado na maior parte do tempo pelos adversários: Inter, fora, São Paulo e América, em Itaquera.
Para voltar a vencer, desfalcado de seis titulares, o Corinthians jogou ainda menos contra o vice-lanterna Atlético-GO e foi à rede na única finalização certa na partida, na cabeçada de Mantuan.
Alguém dirá, com alguma razão, ainda que com uma leve dose de exagero, que, só no primeiro tempo da sua derrota por 1 a 0 em Itaquera, o lanterna isolado Fortaleza criou mais chances do que o Corinthians em todo o Brasileirão. E eu respondo: e daí?
Conclusão: com todo o respeito aos pós-modernos fãs de posse de bola, mapa de calor e passes trocados no terço final durante a transição ofensiva, o único número que vale no futebol é o do placar. E, pois, os pontos consequentes.
Enquanto não inventarem a classificação por desempenho, posse de bola e blá-blá-blá, o Corinthians lidera. E o Fortaleza, sucesso de crítica, é o lanterna. Sabe como se chama isso? Futebol!
Nota por desempenho costuma ser importante na Olimpíada. Em competição de ginástica.
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!
Veja:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.