Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sorteio da Copa do Brasil dá de 10 a 0 nos jogos do Brasileirão

Colunista do UOL

07/06/2022 15h15Atualizada em 07/06/2022 15h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após a aguardada "semana cheia" de muito tempo para treinar e descansar, o que vimos, no final de semana, foi, tecnicamente, a pior das nove rodadas do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozz. Um horror completo, ainda pior que ao fraco nível apresentado nas oito jornadas anteriores.

Dado o nivelamento por baixo do futebol brasileiro, onde o lanterna Fortaleza e o líder Corinthians jogam um futebol muito parecido (há algumas rodadas, o líder Corinthians venceu o lanterna Fortaleza, em casa, com um gol contra jogando menos bola), é muito subjetivo falar quem se deu melhor ou pior no sorteio da Copa do Brasil.

Ou seja, noves fora, vai um, arredonda para baixo, corrige para cima, minha-mãe-mandou-escolher-esse-daqui, a chance de cada time ser campeão não mudou após o sorteio. Insisto, em um cenário em que não faz muita diferença, em relação ao favoritismo, enfrentar Corinthians ou Fortaleza, o sorteio não mudou muito a perspectiva. Mas que é sempre legal, é. Apesar, claro, da puxação de saco à cartolagem e a enrolação para dar visibilidade às dezenas de patrocinadores da CBF.

Pior isso, se eu fosse a CBF, usaria a mesma estratégia de quem formula a tabela dos jogos para a realização dos sorteios! Acompanha o raciocínio: a entidade poderia vender o sorteio para tv aberta, internet, tv fechada e streaming... Já pensou que sucesso comercial exibir o sorteio do primeiro jogo das oitavas de final às 23h30 da segunda-feira no pay-per-view, transmitir o segundo jogo na terça às 4h15 na tv fechada, veicular o terceiro de terça para quarta, à 0h, na tv aberta menos para Fernando de Noronha, que ficaria com a reprise da Série C. O canal Sexy Hot ficaria com a oitava escolha, aquele jogo indecente e que não deve ser exibido em horário acessível às crianças para não traumatizá-los.

Sugestão dada, quem sabe nas próximas edições, voltemos para a Copa do Brasil-2022. Em tese e na prática, todo o mundo pode ganhar de todo o mundo no mata-mata. Alô, Sexy Hot, ninguém é de ninguém! O Palmeiras, atual bicampeão da América, e o Atlético-MG, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, são os dois principais favoritos, mas não dá para esquecer que o Verdão mesmo passou vergonha no ano passado diante do CRB no Allianz Parque. Ou seja, Bahia e Cruzeiro, os representantes da Série B, não podem ser considerados cartas totalmente fora do baralho.

Que os clássicos São Paulo x Palmeiras, Corinthians x Santos, Fortaleza x Ceara, Atlético-GO x Goiás, Flamengo x Atlético-MG e demais confrontos não decepcionem dentro de campo.

O que fica é que o nível do futebol brasileiro, que é agravado pelo calendário patético em que não se respeita nem sequer data Fifa, é que é mais divertido e emocionante assistir ao sorteio da Copa do Brasil do que os jogos do Brasileirão. Vai dizer que você não conhece gente que se programou para assistir ao sorteio e estava ansioso e que não aguenta ver uma partida inteira?

Viva o mata-mata! Viva o sorteio!

Não vejo a hora de, um dia, o nosso calendário e os nossos times (a maioria deles, não exceções pontuais) voltem a jogar bola para que seja mais legal assistir às partidas do que ver quem seu time e os rivais enfrentarão. Hoje, o sorteio dá de 10 a 0 nos jogos. Se eu fosse maldoso, eu diria que dá de 7 a 1...

Confira os confrontos da oitavas da Copa do Brasil

Corinthians x Santos

São Paulo x Palmeiras

Athletico-PR x Bahia

Goiás x Atlético-GO

Fortaleza x Ceará

Fluminense x Cruzeiro

América-MG x Botafogo

Flamengo x Atlético-MG

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL