Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Luan no Santos é vergonhoso para o Corinthians e ruim para todos

Assim como Luan, todos os envolviodos só podem lamentar a sua patética passagem pelo Corinthians  - Kely Pereira/AGIF
Assim como Luan, todos os envolviodos só podem lamentar a sua patética passagem pelo Corinthians Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colunista do UOL

04/08/2022 22h36Atualizada em 04/08/2022 23h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Luan, a segunda pior contratação do Corinthians de todos os tempos (Paulo Nunes, um completo desrespeito à Fiel, é hors-concours), acertou sua transferência para o Santos.

Luan, que jogou (muito) bem no Grêmio, em 2017, não joga absolutamente nada que justifique a sua presença em qualquer clube de Série A. Aliás, hoje, não cabe nem no Grêmio que luta para voltar à elite.

Dito as obviedades acima, vamos lá: o acordo feito é bizarro, risível, assustador e patético para o Corinthians, constrangedor para Luan e ruim até para o Santos, que não vai pagar nada e, à vera, não vai levar nada!

Resumindo, é o seguinte: para se livrar do meia-atacante caríssimo, o Corinthians continuará pagando integralmente todos os seus vencimentos. Ou seja, como Luan não estava jogando, sua saída não vai melhorar em nada a equipe em campo. E, fora dele, os custos continuam exatamente os mesmos, com a diferença que o clube está passando o recibo de vó do ano ao pagar para ele vestir a camisa de um rival. É muito mais do que o armagedon, é o apocalipse now redux coming soon!

Nem a desprezível hipótese de Luan voltar a jogar alguma coisa que faça com que algum clube se interesse para pagar qualquer trocado numa revenda para que diminua o prejuízo corinthiano deve ser levado em conta. Afinal, o contrato de quatro anos chega ao final no término de 2023 e, pois, na metade do ano que vem Luan pode assinar com quem bem entender e ir de graça ao final do contrato, sem ressarcir em um tostão o Corinthians.

Então, o negócio é bom para o Santos, certo? Não acho. Pelo nada que o jogador está ganhando e pela falta de comprometimento com quem paga os seus salários, não há qualquer sinal que a postura será diferente na Baixada Santista. E, um jogador acomodado, com nome e que não está jogando nada, mesmo recebendo de outro clube (no caso, o maior rival do time), acrescenta o que no ambiente?

Chegamos a Luan? Imagine você, torcedor declarado do time pelo qual não joga nada há dois anos e oito meses, ser despachado com tanta vontade que para se livrar de ti o clube aceitou nada em troca. Quando falo nada, é nada mesmo: o Santos não vai pagar um saco de bolas, um jogo de uniformes um engradado de isotônico, nadicas de nada, neca de pitibiriba!

Luan sabe que o Santos, como todos os outros, não o queria. Não aceitou pagar por ele bulhufas! É quase uma ação entre amigos. Imagine um cara que tem um carro caro em casa, mas que não funciona quando precisa e quer se livrar? Como o IPVA é caro, a manutenção é uma bala e bebe uma gasolina danada, há oito meses que o anúncio de venda não tem uma visita nem uma proposta. Solução? O cara paga o guincho para levar o carro na praia, segue pagando seguro, IPVA e, em troca, o amigo da praia empresta a garagem e a capa para o carro não receber chuva nem risco até o final do próximo ano?

Depois disso, aí, o carro que arrume outra garagem.

Da forma como foi costurada, o acordo é péssimo para o Corinthians, vergonhoso para Luan e bom só na aparência para o Santos. O negócio é ruim para todo o mundo!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.