Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
O meu Corinthians dos 112 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Há 112 anos, sob a luz do lampião, cinco operários fundaram o time do povo. Sou jornalista, mas, se fosse corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus, do tipo que batiza o filho com o nome de Basílio, o autor do gol mais importante da história do esporte bretão, estaria bastante orgulhoso da história popularíssima construída.
Há um ano, fui um dos jornalistas convidados para votar no Corinthians dos 111 anos para a eleição da calçada da fama. Toda vez que faço o Corinthians ideal, mudo um ou dois jogadores porque é impossível retratar períodos e momentos tão diferentes sem cometer alguma injustiça.
Seja como for, vai a escalação do MEU CORINTHIANS, dos 112 anos. Ah, nasci em 1977, acompanho, como torcedor, da Democracia Corinthiana para cá, mas o clube, óbvio ululante, não foi fundado no meu nascimento e pois, em respeito à história, ídolos históricos estão presentes na formação.
Corinthians-112 anos do Vitão: Cássio; Zé Maria, Chicão, Domingos da Guia e Wladimir; Basílio, Luizinho; Sócrates e Neto; Neco, Baltazar. Técnico: Tite.
Cássio
Talvez não seja o melhor, a disputa com Gylmar, Cabeção, Dida e Ronaldo é indigesta, mas, sem dúvida, é o maior goleiro da história corinthiana. Com sobras!
Zé Maria
Idário merece registro, mas Zé Maria, lateral da Invasão Corinthiana, do título de 1977 e integrante da Democracia Corinthiana, já veterano, é hors-concours.
Chicão
Campeão invicto da América e do Mundo, campeão paulista, da Copa do Brasil e Brasileiro, o zagueiro-artilheiro era raça, técnica e liderança do ano mágico de 2012.
Domingos da Guia
Um dos maiores zagueiros brasileiros de todos os tempos, Domingos da Guia está na história alvinegra e é preciso sempre lembrar disso. Viva a memória!
Wladimir
Recordista de jogos pelo Corinthians, líder da Democracia Corinthiana e lateral da quebra do tabu, Wladimir é voto obrigatório e o menos difícil de todos no Corinthians de todos os tempos. Não há nem discussão: a lateral esquerda é do busto Wladimir!
Basílio
Autor do gol mais importante da história do esporte bretão! E quem discordar é clubista!
Luizinho
Craque-bandeira do supercampeão Corinthians da primeira metade dos anos 50, talvez o melhor Corinthians de todos os tempos.
Sócrates
Craque dentro e fora do campo, jogador que mais simboliza e personifica os valores do corinthianismo, que sabe o seu lugar na história e não pipoca nem compõe com lado podre da bola e da vida.
Neto
Não existiria 16.12.2012 sem o 16.12.1990. O título de 1990 é o mais corinthiano e improvável das 7 conquistas de Brasileiros e está ao lado do palista de 1977 e da Libertadores de 2012 na santíssima trindade dos títulos alvinegros. E o nome de 1990 é Neto!
Neco
Primeiro ídolo corinthiano e primeiro jogador alvinegro convocado à seleção brasileiro. Craque e artilheiro do primeiro títuo paulista do Timão, em 1914.
Baltazar
O "Cabecinha de Ouro" virou até marchinha ao marcar época no histórico Corintihans dos anos 1950, campeão, entre outras coisas, do IV Centenário ao lado de Luizinho, Belangero, Cláudio, Gymar e graaaande elenco.
Tite
Oswaldo Brandão merece sempre ser citado, mas Tite, pelo conjunto da obra, especialmente pelo mágico ano de 2012, é o maior técnico da história do Sport Club Corinthians Paulista.
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!
Veja:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.