Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Haaland, Mbappé e Vinícius Júnior brilham na Liga dos Campeões

Autor do gol do títullo do atual campeão, Vinicius Júnior estreou na Liga dos Campeões 2022/2023 abrindo o placar para o Real Madrid no passeio espanhol na Escócia - Alan Harvey/SNS Group via Getty Images
Autor do gol do títullo do atual campeão, Vinicius Júnior estreou na Liga dos Campeões 2022/2023 abrindo o placar para o Real Madrid no passeio espanhol na Escócia Imagem: Alan Harvey/SNS Group via Getty Images

Colunista do UOL

06/09/2022 17h52Atualizada em 06/09/2022 17h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Três dos principais favoritos de público e crítica estrearam com pé direito e vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões (os colonizados preferem o termo importado "Champions League"): o PSG de Mbappé, em casa, e os visitantes Manchester City de Haaland e o Real Madrid de Vinícius Júnior bateram, respectivamente, Juventus, Sevilla e Celtic.

Celtic 0 x 3 Real Madrid

Real - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Vinicius Junior, do Real Madrid, disputa lance durante partida contra o Celtic na Liga dos Campeões
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Vinícius Júnior, o melhor brasileiro, disparado, da última temporada e herói da conquista do Real Madrid, começou a atual com o pé direito e abriu o placar da vitória madridista na Escócia. Modric e Hazard ampliaram.

Foi mais um dia difícil para a turma preconceituosa que pega no pé do ex-rubro-negro. Fica cada dia mais evidente que a chance de o Brasil triunfar no Qatar passa por um grande Mundial de Vinícius Júnior!

Paris Saint-Germain 2 x 1 Juventus

Mbappé - FRANCK FIFE/AFP - FRANCK FIFE/AFP
Mbappé fez os dois gols do PSG na vitória sobre a Juventus
Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Mbappé, que, para não trocar o PSG pelo Real Madrid, exigiu e levou em contato ser o novo dono da bola, justificou em campo os pedidos de popstar mimado. Neymar e Messi foram bons coadjuvantes do craque francês, autor dos dois golaços. Aliás, o gol inaugural só foi uma pintura pela plasticidade do passe ("assistência" é frescura de basqueteiro) genial do brasileiro.

Agora, se alguém, por excesso de ingenuidade, acreditava que o PSG seria, desta vez, um time com espírito coletivo como nunca foi, Mbappé deixou claro que não tem a menor chance de isso acontecer e, no lance anterior a McKennie diminuir para 2 a 1 para a Juventus, o ídolo francês se recusou a dar o 3 a 0 para Neymar e, fominha, isolou pela linha de fundo.

O líder do Grupo H, pelo saldo de gols, é o Benfica, que fez 2 a 0 no Maccabi Haifa, gols de Rafa Silva e Alex Grimaldo.

Sevilla 0 x 4 Manchester City

Haaland - Nick Potts/Getty - Nick Potts/Getty
Erling Haaland comemora, em Sevilha, o seu primeiro gol na Liga dos Campeõespelo pelo Manchester City
Imagem: Nick Potts/Getty

O time de Pep Guardiola tem o reforço do "Cometa" Haaland para acabar com a escrita de nunca ter vencido o principal campeonato interclubes do planeta bola. E o atacante norueguês deixou a sua marca logo na estreia da fase de grupos e marcou duas vezes contra o Sevilla. Entre um tento e outro de Haaland, Foden foi a rede e Ruben Dias fechou os trabalhos: 4 a 0.

Aliás, no Grupo G, não precisava nem disputar as próximas cinco rodadas: o City será o líder, o Borussia Dortmund (que fez 3 a 0 no Copenhagen) ficará com a segunda vaga e o Sevilla, o rei da Liga Europa, ficará em 3º na chave e irá para a secundária competição europeia

Dinamo Zagreb 1 x 0 Chelsea

chelsea  - Chelsea FC - Chelsea FC
Havertz, do Chelsea, tenta o cruzamento; Dinamo de Zagreb venceu em casa
Imagem: Chelsea FC

Mal no Campeonato Inglês, o Chelsea deixou claro, logo na rodada inaugural da fase de grupos, que não será adversário para os principais favoritos à conquista. Futebol e resultado decepcionantes na Croácia dos londrinos.

Red Bull Salzburg 1 x 1 Milan

O Chelsea não será campeão. Mas, pelo pouco que Salzburg e Milan apresentaram, não dá para descartar nada no Grupo E. Nem mesmo a classificação da equipe inglesa como líder da chave

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram