Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palpites da 29ª rodada do Brasileirão e da final da Sul-Americana

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, cumprimenta Patrick de Paula, do Botafogo, no show verde no primeiro turno; agora, no returno, mesmo no Rio, o Palmeiras continua favorito - Ettore Chiereguini/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, cumprimenta Patrick de Paula, do Botafogo, no show verde no primeiro turno; agora, no returno, mesmo no Rio, o Palmeiras continua favorito Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

29/09/2022 14h25Atualizada em 29/09/2022 14h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo o mundo já sabe quem é o campeão brasileiro (parabéns, Palmeiras), mas a maratona continua. Aconteça o que acontecer nos oitos jogos de sábado e no "jogo-treino" alviverde da segunda pelo interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz, a expectativa é que todo o Brasil comemore no domingo o fim das trevas, da estupidez e da intolerância.

Quem pode comemorar antes é a torcida são-paulina: o Tricolor é favorito para levantar a Sul-Americana.

Palpites da 29ª rodada do Brasileiro

Atlético-MG 1 x 1 Fluminense

O Galo, que ainda luta para se classificar à fase de grupos da Libertadores-2023, é a maior decepção do certame; o Flu, campeão carioca (sob o comando de Abel Braga) e do Troféu Imprensa, é o atual vice-líder do Brasileirão e, certamente, estará na próxima competição continental

Internacional 1 x 0 Santos

O Colorado, a exemplo do Fluminense, nunca foi candidato ao título. Mas faz uma campanha digna no Brasileiro e está na congestionada briga com Fluminense, Corinthians, Flamengo e Athletico-PR pelo vice-campeonato.

Ceará 1 x 0 América-MG

Se o Vozão não quiser mergulhar no G4, precisa fazer a lição de casa. E o Coelho, na briga para voltar à pré-Libertadores, precisa pontuar no Castelão.

Flamengo 2 x 1 Bragantino

O Bragantino só não é a grande decepção do Brasileiro porque o Galo é hors-concours. Até por isso, o Flamengo, mesmo com a cabeça totalmente voltada para as decisões da Copa do Brasil e da Libertadores, é favorito.

Goiás 1 x 0 Fortaleza

Jair Ventura e Vojvoda são o avesso, do avesso, do avessso um do outro, mas, dentro de suas díspares propostas, competentes. Pelo fator casa, aponto um leve, bem leve, favoritismo esmeraldino.

Avaí 1 x 0 Atlético-GO

O Dragão, como o Juventude, já caiu. Se o Avaí não quiser ser o próximo a carimbar o armagedônico retorno à Série B, precisa, desesperadamente, vencer o Atlético-GO.

Athletico-PR 2 x 0 Juventude

Ainda que esteja focado e planejando a preparação para a decisão da Libertadores, o Furacão tem tudo para bater o lanterna e desenganado Juventude.

Corinthians 1 x 0 Cuiabá

Seja com que escalação for, na Neo Química Arena, o Corinthians tem obrigação de vencer e se manter no G4. Logo após a partida, no bucólico horário das 23 de sábado, Ricardo Perrone e eu analisamos a partida e avaliamos VP e os seus comandados na Live do Corinthians no UOL Esporte.

Botafogo 0 x 1 Palmeiras

Com o retorno dos suspensos e dos atletas que estavam defendendo Brasil e Paraguai na data Fifa, o Palmeiras, que é campeão há 18 séculos, dará mais um passo rumo à chancela matemática do título que, com todos os méritos e nenhuma emoção, é seu.

Palpite da Sul-Americana

São Paulo 2 x 1 Independiente del Valle

O Tricolor é favorito e terá toda a torcida presente em Córdoba, o que não apaga e não muda o fato que é absurdo completo tirar das torcidas finalistas (no caso, a são-paulina e a do Del Valle) a chance de vibrar com suas equipes nas decisões, uma em cada casa. Final única na América do Sul é o ápice do colonialismo patético, da imitação ridícula da lógica europeia e um desrespeito absurdo às torcidas envolvidas!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram