Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Fiel celebra democracia, vaga à Libertadores e vitória sobre o Flamengo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Corinthians está, matematicamente, na fase de grupos da Libertadores. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, o Timão chancelou seu lugar ao lado de Palmeiras, Flamengo, Inter e Fluminense. O Athletico-PR é o favorito para a vaga direta restante, mas Atlético-MG e São Paulo, que hoje se qualificariam à pré-Libertadores, também estão na briga.
E, mais do que a corinthianíssima vitória, o Coringão tem muito o que comemorar! Celebrar a sua história e a sua gente. A Gaviões da Fiel, honrando a história própria e do time da Democracia Corinthiana, equipe que tem a maior torcida do Sudeste, furou até bloqueios criminosos e golpistas na Marginal Tietê e na rodovia Presidente Dutra (veja aqui) para se fazer presente no Maracanã e apoiar o time do povo contra o Flamengo, equipe de diretoria assumida e declaradamente bolsonarista, integrada, inclusive, por Angela Machado, diretora de RESPONSABILIDADE SOCIAL (e esposa do presidente Rodolfo Landim) que fez post asqueroso e xenófobo insultando nordestinos, região onde a maior torcida é rubro-negra.
Quando a bola rolou, a formação corinthiana (com Fagner, Gil e Renato Augusto no banco), comandada pelo auxiliar Filipe Almeida, teve dificuldade com os reservas rubro-negros. A primeira boa chance, com Yuri Alberto, de fora da área, foi só na metade da primeira etapa. O lance acordou o Timão, que, na sequência, carimbou a trave de Hugo com Giuliano. Na resposta rubro-negra, Cássio fez uma defesaça em arremate cruzado de Ayrton Lucas.
O jogo melhorou muito e, na final da etapa, Du Queiroz, em jornada inspirada, fez a festa do time do povo e da Fiel, a torcida que luta por democracia.
O Flamengo voltou com Everton Ribeiro no lugar de Victor Hugo. E, logo no reinício, Matheus França fez um golaço na saída de Cássio.
Os donos da casa se animaram e tentaram forçar para virar. O Corinthians tentou manter o equilíbrio com Renato Augusto, Ramiro e Roni nos lugares de Róger Guedes, Mateus Vital e Du Queiroz.
E as trocas fizeram efeito. O Coringão segurou a pressão e, após passe de Bruno Méndez, Yuri Alberto fez o gol da vitória, o gol que fez explodir a Fiel e que colocou o Timão na fase de grupos da Libertadores. O povo que luta por democracia merece!
Gil e Fagner entraram no fim e o 2 a 1 para o Timão se manteve até o final.
Na sequência do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz (volta, mata-mata!), o Corinthians recebe o desesperado Ceará no sábado, e, no domingo, o Flamengo visita o Coritiba.
A análise completa de Flamengo 1 x 2 Corinthians, com a avaliação dos jogadores alvinegros e de VP, e bastidores da caravana da Fiel com direito a bloqueios golpistas vencidos na Marginal e na Dutra, você confere com Ricardo Perrone, eu e o convidado Luan Araújo, jornalista do Coletivo Democracia Corinthiana, na Live do Corinthians no UOL Esporte.
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!
Veja:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.