Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dudu: renovar com maior ídolo do século 21 é golaço do campeão do século 20

Dudu renova com Palmeiras: amor muito bem pago - Ettore Chiereguini/AGIF
Dudu renova com Palmeiras: amor muito bem pago Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

23/12/2022 15h22Atualizada em 23/12/2022 15h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Idolatria e tamanho na história são valores subjetivos e medidos de forma geracional e passional. No caso da Sociedade Esportiva Palmeiras, uma equipe secular com tanta história e títulos, é ainda mais difícil ordenar os heróis e craques identificados.

Personagens da Arrancada Heroica, craques da primeira e segunda Academias e astros que tiraram o Palmeiras da fila, em 1993, certamente estão entre os grandes ídolos da Sociedade Esportiva Palmeiras. Só no gol, o Palmeiras tem Oberdan Cattani, Leão, Marcos e Weverton, entre outros, como grandes ídolos históricos.

Dito tudo isso e não tendo lugar de fala por estar sempre do lado oposto na arquibancada, qualifico Dudu como o maior ídolo do Palmeiras no século 21! Mais do que campeão de tudo e de craque, porque muitos também jogaram muita bola no período e ganharam até mais, Dudu simboliza, dentro de campo, o fim do período em que o Palmeiras olhava por baixo para os rivais locais e que entrava no Brasileiro ressabiado por rebaixamentos recentes.

Por tudo isso e pelo fato de o Palmeiras não estar vivendo momento de vacas magras ou com problemas de fluxo de caixa, a renovação de Dudu até o final de 2025 com possibilidade de ampliação por mais um ano é um golaço! Futebol não é apenas planilha de Excel. Tem alma. E a esperança, que é verde, de dias melhores (que já chegaram) no Palmeiras começaram com o Palestra dando chapéu nos rivais locais e fechando com Dudu. E o 7, que honrou a camisa de Edmundo e superou o Animal em campo, tornou-se o maior ídolo do século 21 do campeão do século 20.

Se nos próximos anos vai render a mesma bola é cedo para afirmar. E até provável que não, é a tendência física natural. Mas o que ele entregou ao clube e a alegria da arquibancada com a sua renovação são valores subjetivos e imensuráveis. Que a diretoria da dona Leila tem condições de arcar sem afundar o clube.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

As Lives do Corinthians

E me siga no Twitter e no Instagram