Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

10 pitacos sobre o Paulistão e palpites do Vitão

Atual campeão paulista (e brasileiro), Palmeiras é o favorito no principal estadual do país - [Ljava.lang.String;@7bbf91d4/Ettore Chiereguini/AGIF
Atual campeão paulista (e brasileiro), Palmeiras é o favorito no principal estadual do país Imagem: [Ljava.lang.String;@7bbf91d4/Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

13/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

1) Atual campeão, o Palmeiras é o principal favorito ao título.

2) Atual vice-campeão paulista, após idas e vindas, o São Paulo-2023 não parece superior à versão 2022, mas tem obrigação de entrar no Paulistão com objetivo de vencer. Pelo formato da competição, uma análise realista aponta o estadual e a Sul-Americana como os dois campeonatos em que o Tricolor tem chances reais de levantar o caneco, ainda que não seja o principal favorito. O que não pode é tomar de 4 a 0 na final e achar normal...

3) Em 2022, sob a patética direção de Vítor Pereira, o Corinthians não venceu um mísero clássico no estadual e foi eliminado pelo São Paulo na semifinal, a única eliminação em dez confrontos majestosos eliminatórios deste milênio. Fernando Lázaro dificilmente conseguirá fazer algo pior do que VP, ou seja, ser eliminado na semifinal sem vencer um mísero clássico no certame.

4) Nos últimos dois anos, o Santos fugiu do rebaixamento no Paulistão na última rodada! Não é possível que esse vexame seja repetido por Odair Hellmann.

5) Quem, como eu, tem 45 anos, sempre tratou confrontos de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos contra a Portuguesa como "clássicos". Hoje, infelizmente, isso não é verdade. Mas se é óbvio que a Lusa volta sem estar preparada para jogar de igual para igual com os quatro grandes, cabe a Portuguesa lutar por avançar de fase ou, na pior das hipóteses, não ter que pensar em luta contra o rebaixamento. E a torcida rubro-verde precisa se mostrar presente e entender que o apoio é fundamental mesmo com a Lusa longe de ter um time como, por exemplo, o vice-campeão brasileiro de 1996.

6) Muito elogiado pela administração nos moldes empresariais, o Red Bull Bragantino superou camisas tradicionais, como, por exermplo, as de Guarani e Portuguesa, e é hoje a quinta força estadual. Mas ainda não deu sinais que está pronto para ser campeão e se impor nos embates contra os grandes,

7) Os preços cobrados nos ingressos, especialmente nos duelos do interior em que os grandes são visitantes, é um tiro no pé do Paulistão e jogam contra o campeonato. Se tem alguém que tem interesse em ver os grandes times e os ídolos no Paulistão é o torcedor do interior!

8) O regulamento do Paulistão é cretino, imbecil e indefensável. Não tem cabimento uma fórmula em que não há confrontos entre times que disputam a vaga entre si. E ainda assim esse lixo é repetido ano após ano! Parabéns aos Jênios com J envolvidos.

9) Previsão: muita gente vai passar o campeonato inteiro dizendo que não vale nada, ironizando e, no dia da final, vai puxar o saco do campeão, de olho na audiência da torcida campeã, seja ela quem for. Aqui, não: não trabalhamos com elitismo nem jamais vamos menosprezar a emoção do torcedor em ver seu time campeão, seja o time que for, o meu, ou o maior rival.

10) É óbvio que, hoje, o Paulistão não tem o mesmo apelo do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores, mas minimizar a importância do certame é uma burrice elitista que joga contra a história do nosso futebol e dos nossos clubes... Corinthians-1977, Palmeiras-1993, São Paulo-1943, Portuguesa e todos os 10 títulos santistas da era Pelé (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973).

Palpites da 1ª rodada

Santo André 1 x 1 Guarani

Palmeiras 3 x 0 São Bento

Santos 2 x 1 Mirassol

Água Santa 0 x 0 Ferroviária

Red Bull Bragantino 1 x 1 Corinthians

São Paulo 1 x 0 Ituano

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL