Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Bento e o lixo do VAR seguram Palmeiras no Allianz Parque

Endrick em ação no 0 a 0 do Palmeiras contra o São Bento na estreia do Paulista - Zambrana/AGIF
Endrick em ação no 0 a 0 do Palmeiras contra o São Bento na estreia do Paulista Imagem: Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

14/01/2023 20h28Atualizada em 14/01/2023 20h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos sobre Palmeiras 0 x 0 São Bento

1) O Palmeiras teve dois gols (o primeiro, anotado por Jaílson, anulado em campo; o segundo, de Dudu, já no final, confiscado pelo circo eletrônico) invalidados por impedimentos ou supostos impedimentos. O que não é suposição é que aqui não sofremos de indignação seletiva e não mudamos de opinião de acordo a cor da camisa prejudicada ou beneficiada: o VAR é um lixo! E quem defende isso é cúmplice do assassinato do futebol! Essa culpa eu não carrego: viva a memória!

2) Gustavo Scarpa, o melhor jogador do Palmeiras na temporada 2022, faz falta. Raphael Veiga também é muito jogador e tem, como Scarpa, qualidade na bola parada, mas, sem a companhia de Scarpa, vai ter que criar e jogar por dois. E não tem reserva à altura. Em nível estadual, talvez seja suficiente. Mas....

3) O volante Danilo, que poderia ter jogado a Copa do Qatar (é muuuuuito mais jogador do que Fred), faz muita falta. Jaílson é útil ao elenco, mas não tem a mesma bola do ex-titular negociado com o Nottingham Forest.

4) Endrick é muito bom jogador e tem de ser utilizado até a sua partida para o Real Madrid, mas a sua entrada no time impacta na atuação de Rony. Ainda que tenha sido contratado como ponta, o velocista viveu seus melhores momentos no Palmeiras centralizado no comando de ataque e precisa se readaptar à ponta esquerda. Foi só o primeiro jogo da temporada. A tendência é que Dudu, Endrick e Rony formem um ótimo trio de ataque.

5) Uma das teorias do futebol é que goleiro precisa de mais tempo para pegar ritmo de jogo e blá-blá-blá. Pode até ser que a máxima faça algum sentido para alguns arqueiros, mas, definitivamente, não é o caso de Weverton Pouco exigido, apareceu quando preciso no Allianz Parque.

6) A exemplo de Atuesta, Bruno Tabata ainda não rendeu no Palmeiras. Não significa, óbvio, que nunca vai render, mas reitera que é um erro comum tratar "contratação" como sinônimo de "reforço". Nem sempre...

7) Gabriel Menino, que entrou no lugar de Jaílson, teve bons momentos e pode ser mais utilizado por Abel Ferreira na temporada.

8) O São Bento talvez não brigue por uma das vagas do Grupo C (chave que tem Corinthians, Ferroviária e Ituano), mas, pela experiência do treinador Paulo em treinar equipes do interior, é muito provável que não sofra risco de queda à A-2.

9) O Palmeiras, que só tem um elenco inferior ao do Flamengo, é o grande favorito a conquistar o Paulistão e o empate com o Bentão não muda o prognóstico. São Bernardo e Santo André, que venceram na estreia, e Portuguesa, que apanhou, brigam pela segunda vaga do Grupo D.

10) Já foi dito e repetido, mas nunca é demais reforçar: o regulamento do Paulistão, sem confrontos entre os rivais do mesmo grupo, é uma das fórmulas mais imbecis. É tão cretino que a FPF repete todo ano...

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram