Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Paulo repete São Bento e segura Palmeiras no Allianz Parque lotado

Endrick e Arboleda disputam bola; ninguém levou a melhor no Choque-Rei - Luis Moura/Estadão Conteúdo
Endrick e Arboleda disputam bola; ninguém levou a melhor no Choque-Rei Imagem: Luis Moura/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

22/01/2023 18h04Atualizada em 22/01/2023 18h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos sobre Palmeiras 0 x 0 São Paulo:

1) Apoiado pela torcida única (uma aberração dos clássicos paulistas) e com um time mais qualificado, o Palmeiras assumiu o compromisso de buscar o ataque desde o início. No entanto, não levou perigo real ao gol são-paulino e não dá para considerar injusta a igualdade no clássico. O Palmeiras reclamou um pênalti de Arboleda em Piquerez: não seria nenhum absurdo se fosse marcado, mas concordei com a decisão da árbitra Edina Alves em deixar o lance seguir.

2) Com 30 minutos de jogo, o goleiro Rafael, que já havia sido advertido, recebeu amarelo por cera, atitude que confessou publicamente que o São Paulo de Rogério Ceni veio ao Allianz Parque com o objetivo de empatar. O mesmo Tricolor que atrasou o segundo tempo por demorar para voltar do vestiário. Até por isso, ficou claro que o 0 a 0 foi melhor para o visitante!

3) O Choque-Rei foi o segundo 0 a 0 do Palmeiras no segundo jogo como mandante no Paulistão. O Palestra também ficou no zero com o São Bento. A única vitória veio fora de casa, quando a equipe jogou menos que o Botafogo e foi salva pelo golaço de Veiga e a atuação sensacional de Weverton. Pode não significar nada... Mas pode, também, ser a senha que talvez seja preciso inserir qualidade para manter a equipe como candidata ao título de tudo que disputa...

4) Não é novidade, mas vale sempre registrar que Arboleda, aquele mesmo que vestiu a camisa alviverde em suas férias, é muito bom zagueiro e foi bem na sua, como defensor. No entanto, no ataque, desperdiçou duas grandes chances (de cabeça, no primeiro tempo, e de coxa, no segundo) de dar a vitória ao Tricolor.

5) Se o reserva é Breno Lopes (que merece sempre ser reverenciado pela coletividade verde pelo gol do título da Libertadores), é melhor insistir com Endrick, mesmo quando o futuro craque do Real Madrid não está inspirado.. Não teria tirado o camisa 16. .Além de Breno Lopes, Tabata, Navarro e Flaco López entraram. Para efeito de comparação, o Flamengo, adversário alviverde na Supercopa do próximo sábado, tem Vidal, Cebolinha e Marinho como opções de banco... E ninguém sabe se Bruno Henrique, em condições, será titular no time que tem Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabigol...

6) O atacante são-paulino David (que estreou marcando na virada sobre a Ferroviária) deu dois chutes, um em cada tempo, absolutamente ridículos. É muito cedo para tratar a contratação, feita a pedido de Rogério Ceni, de "reforço".

7) Gabriel Menino é bom jogador, melhor que o Jaílson e o Atuesta juntos, mas não é o Danilo. Mas, enquanto a presidenta Leila não coloca a mão no bolso para repor a saída de Danilo, Menino é a melhor opção para formar com Zé Rafael a dupla de volantes alviverdes.

8) Rodrigo Nestor é bom jogador, um meio-campista útil, mas não é volante. Luciano, que adora dar chilique com o apito, não é 10.

9) A torcida que canta, vibra e corneta, mais uma vez, lotou o Allianz Parque (40.196 torcedores). São-paulinos e corinthianos fizeram o mesmo em seus jogos como mandantes, mesmo contra adversários pequenos e de menor apelo popular. Feito o registro, fica claro que está ficando mais difícil (e ridículo) o discurso pedante e colonizado de quem ignora o público e acha que o Paulistão não vale nada... Nunca foi o meu caso: viva a memória!

10) Palmeiras e São Paulo fizeram as últimas duas finais estaduais, com um título para cada. Não há nada que impeça um Choque-Rei pela terceira decisão paulista consecutiva. Hoje, muito mais pelo que os rivais não estão jogando do que pela bola de ambos, a hipótese não pode ser descartada.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram