Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Paulo ganha tempo para acertar o time com vitória no ABC

São Paulo vence Santo André com gol no final - EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo vence Santo André com gol no final Imagem: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

05/02/2023 18h03Atualizada em 05/02/2023 18h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos de Santo André 0 x 1 São Paulo, gol de Alan Franco, nos acréscimos.

1) Mais do que o futebol regular, o importante para o São Paulo foi vencer em Santo André, não deixar uma crise nascer após a derrota no Majestoso e ganhar tempo para acertar a equipe até os mata-matas do Paulistão.

2) Pelo desgaste e pelas deficiências na marcação, deu para entender o fim do ciclo de Reinaldo. O que não dá, ainda, é para ver futebol para Wellington ser titular incontestável da lateral esquerda.

3) A torcida tricolor tem de torcer para a diretoria são-paulina, que errou feio no planejamento ao montar um elenco com oito gringos, não tenha êxito em sua tentativa de mudar a regra para aumentar (dos atuais cinco) o número de estrangeiros relacionados permitidos por partida... Com a regra atual, Orejuela e Gabriel Neves entraram em campo no Bruno José Daniel... Em tempo: mesmo com as ausências de Calleri e Arboleda e com tanta gente ruim escalada por Rogério Ceni, Galoppo ficou apenas como opção e entrou em campo apenas aos 28 minutos do segundo tempo! E o time melhorou e chegou à vitória!

4) Ainda sobre Gabriel Neves: não há o menor sentido em queimar uma vaga de estrangeiro, independentemente do número de permitidos, com um meio-campista tão fraco! Pelo investimento feito em Coita, a base tricolor tem obrigação de formar, no atacado, meio-campistas superiores! E bem mais baratos!

5) Caio Paulista e Pedrinho não fizeram absolutamente nada que justifique a manutenção de ambos no time titular na sequência do Paulistão. Detalhe: não conseguiram substituir Wellington Rato e David à altura, não Muller e Careca ou França e Denilson...

6) Beraldo, cria da base, seria mais valorizado se o seu passaporte não fosse brasileiro. Atuação segura!

7) Gol (que não impediu a derrota) no Majestoso à parte, é muito ruim o início da temporada de Luciano. O atacante perdeu um gol feito no lance que resultou no escanteio que terminou no gol de Alan Franco. Em tempo: o atual camisa 10 não é, nunca foi nem nunca será 10.

8) A torcida tricolor, mais uma vez, desta vez longe do Morumbi, fez a sua parte e lotou o setor visitantes. Isso no primeiro jogo após a decepção de ver o arqui-inimigo Corinthians triunfar na casa são-paulina. A torcida do Santo André também esgotou o seu setor. O público total foi de 10.429 torcedores. A verdade é que, até agora, o Campeonato Paulista tem sido um sucesso de público nos jogos envolvendo os grandes. É uma pena que o nível técnico não tenha acompanhado!

9) Cabeça de chave da pior chave do Paulistão (Grupo B), o São Paulo não vai precisar fazer esforço para avançar como líder e, venha Água Santa, Mirassol ou Guarani, passará sem sustos das quartas de final. Agora, a partir da fase semifinal, vai ter que jogar um pingo de bola...

10) O organizado Santo André vai disputar com o vizinho São Bernardo quem será eliminado pelo Palmeiras no cruzamento do Grupo D, nas quartas de final. Se tivesse em qualquer outra chave, especialmente no Grupo A, do (lanterna) Santos, o Ramalhão poderia até sonhar, quem sabe, com uma semifinal...

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram