Final da Champions feminina: cerveja na cara e uma cidade invadida
O título da coluna eu já explico agora: ainda estou me limpando da cervejada que levei da goleira do Barça Cata Coll! Um momento que exemplifica o sábado em Bilbao: uma festa catalã.
Nunca vi nada igual no universo do futebol feminino. Bilbao se vestiu de azul e vermelho em uma corrente de amantes do futebol que se uniu desde a saída de Barcelona. Eu fui em um dos voos decorados. Por fora, o avião tinha adesivos com as finalistas. Dentro, além dos protetores de cadeira com as coras do Barça, alguns passageiros ganharam camisas de presente!
Na famosa Gran Via, os passageiros desembarcavam uniformados com a frase pronta: Visca Barça! Essas duas palavras se repetiam em bares entre uma tapa e outra —a tapa no feminino, tá, ninguém levou tapas no masculino...
Os arredores do estádio do Estádio San Mames Barria foram tomados por homens, mulheres, crianças e idosos. Todas as idades juntas para assistir a um espetáculo: o novo campeão Barcelona contra o maior vencedor da disputa, o Lyon.
Depois de um primeiro tempo truncado, que terminou no 0 a 0, uma etapa complementar com dois gols. O primeiro veio dos pés da melhor do mundo, Bonmati, já o segundo surgiu da ex-bola de ouro: nos acréscimos, a craque Putellas precisou apenas de 6 minutos para fazer um golaço e sacramentar mais um título de Champions League.
Uma vitória maiúscula que vingou a decisão de 2022, em que o time perdeu para as mesmas francesas.
No telão, além do placar final, um recorde de público: 50.827 presentes, superando as 50.212 da final de 2012, no estádio olímpico de Munique, para Lyon 2 a 0 Frankfurt.
Será mesmo que ninguém liga pro futebol feminino? Assunto pra outro momento, porque agora o melhor mesmo é tomar uma cerveja coma torcida que deu aula de arquibancada.
As ruas de Bilbao seguem lotadas!
Parabéns ao Barça pelo tricampeonato e para a Espanha pela evolução. Não é fácil ter o título da Champions e da Copa do Mundo ao mesmo tempo!
O sábado é de brindar o futebol feminino! Por favor, mais uma cerveja. Dessa vez, no copo!
Deixe seu comentário