Vôlei: Erika conta que Bernardinho deu treino até em estacionamento
Bronze em Sidney 2000, a ex-ponteira da seleção Erika Coimbra está em Paris acompanhando os Jogos Olímpicos e contou sobre os bastidores da convivência com Bernardinho e Zé Roberto no meu querido programa Fala Maria, da Nsports. "Eu tenho vivência e olimpíada com os dois. Tenho o privilégio de ter trabalhado com os melhores treinadores da história. O Zé é meu amigo, e com o Bernardo eu tenho uma relação mais paterna. Eu fui morar na casa dele no Paraná. Eu saí de Minas, da roça, pra morar por 3 meses em Curitiba com ele", enfatizou.
Erika ainda revelou uma situação curiosa quando dividiu o teto com Bernardinho e gostava de ligar para o 145; uma linha de amizade para ficar batendo papo com as pessoas. " Lembram do 145 do Disque Amizade? O Bernardo viajava e, como eu não tinha o que fazer, eu ligava pra fazer fazer amizade e passar o tempo. Eu achava que ele nunca ia descobrir, mas depois, ele puxava a minha orelha, pois a conta chegava", disse rindo.
Já com Zé Roberto a relação se tornou ainda mais estreita quando ela se aposentou em 2018 no time do treinador, o Barueri. Erika fez parte do início do projeto do clube do técnico e morou no centro de treinamento de Zé Roberto. Para a ex-atleta, Zé e Bernardo são bem diferentes, mas a ensinaram muito. "O Bernardo mostra o que sente, morde a camisa, grita com a gente, mas fora das quadras ele faz o que ninguém vê. Ele te abraça e te dá conselhos. Ele é mais coração mole. Já o Zé te instiga mais a competir. Ele é mais quietinho, mas solta uma pimenta no seu ouvido, e você volta pra quadra querendo matar adversária. Ele fala a coisa certa, mas mexe com o ego da pessoa", explicou.
Para a ex-jogadora, os dois possuem qualidades similares, pois são grandes estudiosos e profissionais persistentes. Entretanto, quando perguntada sobre os defeitos deles, ela alertou sobre o treino pesado e ainda revelou que não adianta tentar fugir do hotel, pois os atletas acabam encontrando com eles nos corredores. " Eles assistem a muitos vídeos e ficam acordados pela madrugada. Com o Bernardinho, eu fiz escala em Paris pra ir pra Olimpíada, e a gente treinou no estacionamento do hotel. A gente tinha uma escala de 9 horas e ele pediu para fazer uma reserva. Nós pensamos que íamos descansar, mas, na verdade, ele mandou todo mundo colocar roupa de treino e ir pro estacionamento. Aí todo mundo brochou", contou dando risada.
Na Olimpíada em Paris 2024, Bernardo comanda a equipe masculina, e Zé Roberto, a feminina. Enquanto os meninos perderam na estreia pra Itália, por 3x1, e agora vão enfrentar a Polônia, as meninas venceram o Quênia, por 3x0, e vão encarar o Japão.
2 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Vanderli de Oliveira
Os 2 melhores técnicos de vôlei que tive e tenho a oportunidade de apoiar e torcer
Fabio Luiz Ferreira Neves
Ambos são bons técnicos e já marcaram seus nomes no vôlei brasileiro…mas os resultados recentes apontam a necessidade de mudanças, novos ares, novas ideias etc.