Yara Fantoni

Yara Fantoni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Indicada a Bola de Ouro, Portilho vê semi contra o Palmeiras em aberto

Hoje é dia de decisão, e o Corinthians de Gabi Portilho vai encarar o Palmeiras, ás 16h, na partida de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro no Canindé. Na ida, as 'Brabas' venceram de virada nos últimos minutos de jogo e podem até perder por um gol de diferença que avançam para a final. "Eu sou muito realista. Apesar da gente ter sido líder e ter ganhado a ida, o jogo está muito aberto. A gente fez 3 gols em 10 minutos. Nós não estamos no nosso melhor momento, tanto individualmente quanto coletivamente. O Corinthians é diferente! A gente não está conseguindo ser o Corinthians que foi antes. Nem é pela mudança de treinador, mas pela competitividade que tem aumentado muito", afirmou Portilho.

Nesta temporada, as alvinegras têm como treinador Lucas Piccinato, de 34 anos, que assumiu a equipe depois da saída de Arthur Elias para a Seleção Brasileira. " As mudanças afetaram, pois era um projeto de 10 anos atrás. Antes da saída do Arthur já estávamos oscilando. A gente foi para os pênaltis contra o Inter na Libertadores e ganhou do Palmeiras de 1x0", contou.

Para a atacante, o investimento dos clubes e a saída de jogadoras para outros times agregaram para as equipes brasileiras e equilibraram mais a disputa. " O Lucas é um cara muito inteligente e também precisa de tempo. Ele pegou um Corinthians que venceu tudo nos últimos anos. Tiveram atletas que saíram e entraram. A gente acostumou muito mal, pois a gente atropelava! Era bizarro! No primeiro tempo, a gente fazia resultado e, no segundo, a gente aumentava. Atropelávamos! Isso mudou muito! O futebol também tem mudado muito. A gente também precisa olhar por esse lado da competitividade e que o futebol brasileiro está outro patamar", destacou.

Indicada a Bola de Ouro na última quarta-feira, Gabi Portilho entende que o futebol cresceu e tem sido reconhecido, mas acredita que ainda é possível ter mais investimento e estrutura. "Pra mim está muito melhor, mas podemos ser cada vez melhores. Podemos ter mais estrutura, investimento e patrocinadores pro feminino. Está muito legal ver que o Bahia e Bragantino, por exemplo, venderam jogadoras. Os times brasileiros estão sendo reconhecidos mundo afora. O Palmeiras foi jogar uma competição fora antes da volta. Tem uma Copa do Mundo batendo na porta. Espero que a medalha de prata que conquistamos na Olimpíada também abra mais portas", enfatizou.

OLIMPÍADA E BOLA DE OURO

Nos Jogos em Paris, Gabi foi decisiva ao marcar o gol da classificação do Brasil contra a França e balançar a rede na goleada em cima da Espanha. Entretanto, apesar do protagonismo, ela disse que não esperava a indicação para a Bola de Ouro. "Eu nem sabia que ia ter isso. Pra mim a prata já valeu o ouro. Quando fiquei sabendo, eu falei: Mentira! É fake news! Eu tremi muito e tive que explicar pro meu pai, pois a gente nem sabia o que era", brincou.

A jogadora contou que ajoelhou e agradeceu muito depois da notícia. "Valeu tudo que eu abdiquei pra viver o esporte. Meu sonho sempre foi jogar bola e ajudar a minha família. Viver tudo isso me deixa desnorteada. Eu estou vivendo um sonho que Deus quis pra minha vida", revelou.

A cerimônia da Bola de Ouro será feita no dia 28 de outubro em Paris, e Gabi concorre em uma lista com 30 atletas, que também conta com outra brasileira, a zagueira Tarciane, ex-jogadora do Corinthians, que hoje atua nos Estados Unidos. Em êxtase com tudo que vem acontecendo na carreira, a atacante contou que recebeu mensagem de Marta, eleita 6 vezes a melhor do mundo, depois da indicação. "Ela repostou a arte da notícia e mandou uma mensagem falando parabéns garotinha. Eu já admirava a Marta, mas depois de jogar com ela, eu a admiro ainda mais. Eu tenho a lembrança de quando ela ganhou um dos prêmios da Bola de Ouro e estava de vestido preto, eu, ainda criança, pensava que um dia ainda queria ganhar aquilo. Só de estar na lista ,já venci na vida", reforçou.

E quem quiser ver Gabi em campo, ela estará defendendo o Corinthians neste domingo, às 16h, contra o Palmeiras. Será que vem mais conquistas na carreira de Gabi?

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.