Yara Fantoni

Yara Fantoni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

A janela de contraste dos protagonistas do futebol brasileiro

A janela de transferências para a temporada de 2025 escancarou realidades contrastantes entre os protagonistas do futebol brasileiro. Enquanto alguns clubes apostam em investimentos ousados para se manter no topo, outros encaram desmanches e a necessidade de reinventar seus elencos. Atlético-MG, Palmeiras, Botafogo e Flamengo fizeram movimentos diferentes até o momento. Vamos para algumas seleções de palavras que definem os protagonistas?

Com a decepção de perder duas finais de copas no fim de 2024, o meu Galo começa 2025 marcado pelas palavras "desmanches" e, quem sabe, "renovação" do elenco. A equipe mineira enfrenta uma janela marcada por saídas importantes e a necessidade de readequação financeira. O clube aposta em um time mais jovem e menos caro, mas não deixa de buscar reforços estratégicos.

Na lista de chegadas: Gabriel Menino e Patrick Silva (volantes) em uma troca com o Palmeiras, que envolveu Paulinho e compensação financeira. O clube ainda negocia com Natanael, lateral do Coritiba, e Cuello, atacante do Athletico-PR. Quando falamos de quem deixou o clube, Paulinho foi o principal nome a ir embora de BH seguido por Zaracho, que retornou ao Racing, e Bataglia, que reforça o Boca Juniors. Vargas, Mariano e Alan Kardec também encerraram os respectivos ciclos no clube com o fim do contrato.

O Alvinegro começa 2025 com a missão de reconstruir o time, agora em um contexto de maior austeridade.

O Palmeiras que tem o multicampeão Abel Ferreira, embora não tenha conquistado nenhum título nacional ou internacional o ano passado, adotou a "voracidade" e "investimento pesado" no mercado. O Verdão não poupou esforços para reforçar o elenco e manter-se no topo. Muita ambição alviverde no início da temporada.

Para integrar o time do português, Paulinho, atacante ex- Atlético-MG, foi contratado por 18 milhões de euros, a maior aquisição da janela. Facundo Torres, atacante uruguaio, também chega para fortalecer o setor ofensivo. O clube ainda busca um volante, com nomes como Andreas Pereira e Jorginho (Arsenal). Quem deixou o clube foi Dudu. O ídolo da torcida partiu para o Cruzeiro e ainda está envolvido em uma série de polêmicas com a presidente Leila Pereira. Gabriel Menino e Patrick Silva foram negociados com o Atlético, enquanto Lázaro retornou ao Almería, após empréstimo.

A política agressiva de contratações reflete o objetivo do Palmeiras de se consolidar como a principal força do futebol brasileiro.

Campeão Brasileiro e da Libertadores em 2024, o Botafogo rodeia as palavras "incógnita" e "reconstrução necessária". O Glorioso inicia 2025 com muitos desafios. O clube perdeu peças importantes e ainda precisa definir o elenco e o novo comandante, já que Artur Jorge foi embora para as arábias...precisamente para o Al-Rayyan, do Catar.

Até o momento, nenhuma contratação foi confirmada. Entre os nomes especulados estão Bitello, Miguel Almirón e Iker Muniain. Já o desmanche incluiu jogadores como Gatito Fernández, Adryelson, Rafael, Eduardo e Thiago Almada, um dos destaques do time, com riscos ainda para Igor Jesus e Tiquinho Soares deixarem o posto de camisa 9 vazio. A saída do destaque Luís Henrique, que tem propostas do exterior, é outro fator que preocupa. Com tantas mudanças, o Botafogo precisa agir rapidamente para manter a competitividade em 2025.

Continua após a publicidade

O Flamengo pode ser resumido com "cautela" e "foco no elenco" principal. O Rubro-Negro, que teve um alento ano passado com a conquista da Copa do Brasil, adota uma postura mais conservadora, apostando na manutenção das principais peças e em reforços pontuais.

Juninho, atacante do Qarabag, foi a única contratação confirmada até agora, por 5 milhões de euros. Já as perdas do elenco incluem Gabigol, que foi para o Cruzeiro, e Fabrício Bruno, zagueiro negociado também com o time mineiro. David Luiz, sem contrato, ainda não acertou com outro clube.

Embora discreto no mercado, o Flamengo aposta em solidez para evitar desmanches e garantir força em 2025.

A janela de transferências reflete diferentes estratégias e realidades entre os gigantes do futebol brasileiro. Enquanto Palmeiras e Flamengo buscam consolidar elencos, Atlético-MG e Botafogo enfrentam reconstruções que podem ditar o rumo da temporada. Uma coisa é certa: 2025 promete novos capítulos emocionantes dentro e fora de campo. Será que outros times irão aproveitar essas lacunas para ocupar o posto de protagonista?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.