Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Nescau e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Dezembro de 2023

Manobra final

Rayssa Leal levou a última etapa da Liga Esportiva NESCAU® para sua cidade, Imperatriz (MA); veja como foi

oferecido por Selo Publieditorial

O espírito esportivo invadiu Imperatriz do Maranhão no sábado dia 25 de novembro. Foi lá, na cidade natal da skatista e medalhista olímpica Rayssa Leal, que aconteceu a última etapa da Liga Esportiva NESCAU®, maior campeonato poliesportivo estudantil do país.

Embaixadora de NESCAU® e anfitriã da última etapa da Liga, Rayssa foi a grande atração do dia, circulando pelo espaço e interagindo com a garotada que compareceu para disputar as 22 atividades esportivas à disposição.

Eventos como estes abrem muitas portas para meninos e meninas se tornarem atletas no futuro. E receber a Liga em minha cidade é muito especial. Dar acesso às crianças e aos jovens para conhecerem um esporte vira o jogo. Se eu não tivesse visto um amigo do meu pai andando de skate, eu não teria me interessado e talvez nem estivesse aqui. Então, ser embaixadora de uma marca que faz isso, que leva o esporte para mais perto, é muito legal.

Rayssa Leal, skatista e embaixadora de NESCAU®

Sobre servir de inspiração para outros jovens, Rayssa ainda estranha: "É engraçado pensar que até uns quatro anos atrás eu estava doida para conhecer a Leticia [Bufoni]. E hoje tem meninas e meninos querendo me conhecer! É muito gratificante, serve de inspiração pra mim, e me motiva todos os dias a continuar."

A inspiração é uma via de mão dupla. Assim como a skatista Letícia Bufoni serviu de modelo para Rayssa, agora é a vez da maranhense inspirar outras jovens como ela.

Uma delas é a jovem Nikoly Evellen. Aos 13 anos, ela já venceu os três maiores campeonatos do Pará e garantiu vaga para representar o Maranhão no Campeonato Brasileiro, a partir do dia 4 de dezembro, em Santos, no litoral paulista: "Entrei no esporte depois que comecei ver a Rayssa. Foi há um ano e meio, mais ou menos, quando pedi um skate para o meu pai. Me inspiro nela. Antes, eu nem ligava para skate. Agora quero ser profissional, ajudar minha família e realizar meus sonhos".

Time completo

A etapa regional Imperatriz não teve só skate, é claro. Foram realizadas várias atividades, entre modalidades esportivas convencionais e adaptadas para jovens com deficiência, além de desafios e oficinas.

Os esportes de competição foram judô, natação (convencional e adaptada), skate e tênis de mesa (convencional e adaptado). Nos desafios, a criançada se divertiu no circuito de chute ao gol, beach tennis, arremessos de 3 pontos e embaixadinhas, todos nas modalidades convencional e adaptada. Já nas oficinas, as opções foram capoeira, badminton e minigolfe - além do skate -, também com opções convencionais ou adaptadas.

Incentivados pela variedade de atividades e pela presença de Rayssa, 1.025 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos compareceram ao Complexo Esportivo Barjonas Lobão (Fiqueninho). No total, foram registradas 3.600 inscrições - era possível participar de mais de uma atividade -, num total de 3.200 pessoas presentes no evento, entre jovens atletas, amigos e familiares.

É uma alegria constatar o sucesso da Liga em sua primeira vez na cidade de Imperatriz, especialmente contando com a Rayssa, que passou por todas as modalidades e atividades e interagiu com as crianças. Ainda tivemos recorde, com mais de mil crianças e 3.600 participações.

Luana Carvalho, Gerente de marketing de NESCAU®.

Inclusivo de verdade

A união de jovens com e sem deficiência é um dos grandes diferenciais da Liga Esportiva NESCAU®. Em Imperatriz, a embaixadora ganhou até um sinal em LIBRAS para chamar de seu, em um dos momentos mais emblemáticos da etapa, criado pelos alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Fialho.

"Quando a Liga nos convidou, reunimos os alunos e eles pesquisaram sobre NESCAU®, que tem um sinal próprio. Depois, fomos pensar em um sinal para a Rayssa. E eles fizeram a configuração em 'R' e 'L' com os dedos, deslizando no rosto, que é o movimento que ela faz com o skate", explicou a gestora da escola, Elissandra Lima.

Outro momento emocionante foi acompanhar o skatista Rubens Costa, que está dentro do espectro autista (TEA), e também a apresentação dos alunos do Projeto Social Batuk, entre outros personagens de um dia de esporte, diversão e muito aprendizado.

Para Naldo Belone, idealizador do Batuk, essa é uma experiência que as crianças e adolescentes vão levar para a vida toda. "O impacto, a química e a energia que o esporte traz são muito fortes. O esporte traz essa brisa boa pra criançada", diz.

O campeão brasileiro e professor de judô Ítalo Mazzili faz coro: "A gente sabe que um evento como esse serve pra motivar a continuidade dos jovens no esporte, algo que é fundamental na vida, não só pela competição, mas pela educação, pela disciplina."

Imperatriz precisava muito de um evento como esse, para motivar as crianças e movimentar a cidade. A gente sabe que aqui é um grande celeiro de atletas, e as crianças que participaram vão ficar marcadas por esse momento.

Ítalo Mazzili, Campeão brasileiro de judô

Linha de chegada

Esta é a última etapa de uma competição que teve início em fevereiro, com ativações em pontos de venda em dezenas de cidades do país. Eram oferecidas atividades como chute a gol, minigolfe e outras versões reduzidas de modalidades esportivas para o público, uma maneira de apresentar o esporte e sua diversidade aos jovens brasileiros.

Neste ano, a marca investiu na expansão das ligas regionais, o que levou o evento a quebrar seus próprios recordes.

Foram mais de 30 mil inscrições, em todas as etapas da Liga, o dobro do número registrado em 2022. Na área de inclusão e diversidade, mais recordes: "Tínhamos o compromisso de atingir pelo menos 50% de participação feminina, e conseguimos chegar a 57%", conta Luana Carvalho. Outra meta superada foi a de participantes com deficiência, que era de 7% e chegou a 10% nesta edição.

A primeira regional, em maio, em Recife, reuniu mais de 3 mil pessoas. Em julho, foi a vez da cidade de Araras, no interior de SP, com mais 3 mil inscritos. Em setembro, a 9ª edição da Liga Esportiva NESCAU® reuniu cerca de 20 mil pessoas no Clube Esperia, na capital paulista.

"Esse é mais um passo na expansão da Liga, que existe desde 2015 e vai seguir com sua missão de proporcionar práticas esportivas e gerar discussões importantes, como representatividade e inclusão", completou Luana.

Veja também:

  • Aqui todo mundo joga

    Liga Esportiva NESCAU® segue impactando a vida de milhares de crianças e adolescentes.

    Leia mais
  • Profissionais no pódio

    3ª Summit da Liga Esportiva NESCAU® teve participação de Daiane dos Santos, Verônica Hipólito e mais;

    Leia mais
Topo