Topo

Winter X Games "aquecem" clima para os Jogos de Inverno

Competidores do snowboard cross durante edição do Winter X Games, em Aspen (EUA) - Brian Bahr/Getty Images/AFP
Competidores do snowboard cross durante edição do Winter X Games, em Aspen (EUA) Imagem: Brian Bahr/Getty Images/AFP

Maurício Dehò

Em São Paulo

28/01/2010 07h00

Começa nesta quinta-feira o que pode ser considerada a versão radical dos Jogos Olímpicos de Inverno. Pelo oitavo ano seguido, Aspen (EUA) receberá o Winter X Games, evento que em ano das “Olimpíadas geladas” virou tradicionalmente uma preparação, um aquecimento para muitos dos atletas que a partir de 12 fevereiro estarão disputando o ouro em Vancouver, Canadá.

No total, são 39 inscritos que participarão dos dois grandes eventos, já que algumas das provas permitem isso. É o caso inclusive da brasileira Isabel Clark, que competirá no snowboarder X. Ela estava inscrita para os X Games, mas em uma queda nos treinos, bateu a cabeça. Os médicos a obrigaram a abrir mão do evento em Aspen, para ficar em observação.

Realizado anualmente, o Winter X Games chega à sua 16ª edição. A competição perde apelo a cada quatro anos, quando “compete” com as Olimpíadas. A expectativa era que muitos atletas desistissem do evento para preservar a saúde, mas não foi o que ocorreu.

  • REUTERS/Lucas Jackson

    Norte-americano Shaun White, do snowboard, já ganhou nove "X" de ouro e é campeão olímpico

Mais do que a preparação, participar da competição chega a ser um símbolo de gratidão, para alguns atletas, como diz Stanley Hayer, do esqui.

“O X Games manteve nosso esporte vivo. Ele é a razão de estarmos onde estamos. Se não fosse por este evento, não teríamos nossas provas nas Olimpíadas, então temos de apoiar”, defende ele.

Entre os 39 participantes das Olimpíadas e dos X Games de inverno, algumas estrelas darão o ar da graça. É o caso de Shaun White, que tem nada menos que nove medalhas de ouro na competição radical, além de ser atual campeão olímpico do halfpipe no snowboard – vale lembrar que nos X Games de verão ele foi campeão de skate vertical em 2007.

Outros destaques são os também norte-americanos Kelly Clark, duas vezes campeã do SuperPipe no X Games e vencedora do halfpipe nos Jogos Olímpicos de 2002, em Salt Lake City, e Seth Wescott. Ele é hexacampeão nas “Olimpíadas radicais”, e defenderá em Vancouver seu ouro no snowboard cross.

TRANSMISSÃO

A ESPN anuncia a transmissão
do 1º dia do Winter X Games. O canal passará as disputas a partir das 15h (ESPN) e da meia-noite de quinta para sexta-feira (ESPN Brasil), no horário de Brasília.

Dois novos esportes

Um dos objetivos do Winter X Games é elevar seu nível de dificuldade e tornar a competição cada vez mais radical. Na edição deste ano, duas provas foram acrescentadas com este intuito, fazendo parte da programação que será de 9h30 em cada um dos quatro dias de evento.

A primeira será o chamado Skiing SuperPipe High. Nele, seis esquiadores “tops” se enfrentarão durante trinta minutos. Na prova, vence quem conseguir chegar à maior altura. Há ainda o Snowmobile Knock Out, disputado em eliminatórias e também vendo quem “voa mais”. Neste, no entanto, o que vale é à distância de uma rampa de lançamento à aterrissagem.