Topo

Brasil começa a chegar nesta terça a Vancouver, para os Jogos de Inverno

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/02/2010 15h57

A delegação brasileira já está acertando apenas os últimos detalhes para que seus cinco atletas participem das Olimpíadas de Inverno, que começam no próximo dia 12, na cidade canadense de Vancouver. Nesta terça-feira, começa o processo de acomodação do time, que chega a partir de quinta.

A equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) começará nesta terça a preparar tudo para os atletas. O Brasil reduziu o número de participantes, uma vez que a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo não conseguiu classificar atletas nesta edição.

“O objetivo é deixar tudo pronto para que, durante a estadia no Canadá, os atletas brasileiros só se preocupem em treinar e competir”, afirmou Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB. Num primeiro momento, haverá a inscrição oficial dos atletas e o recebimento das chaves, para a abertura oficial das duas Vilas Olímpicas, quinta.

O Brasil terá, além dos cinco atletas, nove oficiais, com integrantes como técnicos, chefe de missão e treinadores. Os competidores serão Jhonatan Longhi e Maya Harrison (esqui alpino); Leandro Ribela e Jaqueline Mourão (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard).

Os primeiros a chegar serão Ribela e Isabel. A snowboarder detém a melhor colocação de um brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno, com a nona colocação em Turim-2006. Jaqueline Mourão e Jhonatan Longhi chegam no dia 8, e Maya Harrison chega no dia 9, assim como Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

A delegação brasileira se dividirá nas duas vilas. Isabel Clark ficará na Vila de Vancouver, próxima de Cypress Mountain, sede do snowboard. Os demais ficarão na Vila de Whistler, para o esqui alpino e o cross country.