Topo

Agência Antidoping afirma que 30 atletas foram banidos antes dos Jogos

Das agências internacionais

Em Vancouver (CAN)

12/02/2010 12h03

PRIMEIRO CASO DE DOPING

O COI (Comitê Olímpico Internacional) comunicou nesta quinta-feira que identificou um caso de doping na jogadora russa de hóquei sobre o gelo Svetlana Terenteva, antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, no Canadá. Ela foi apenas advertida e poderá competir na cidade canadense.

A Agência Mundial Antidoping (WADA) afirma que os Jogos Olímpicos de Inverno devem ser a competição mais limpa da história. Prova disso, segundo a entidade, é que mais de 30 atletas foram impedidos de competir em Vancouver, no evento que começa nesta noite na cidade canadense.

O presidente da Wada, John Fahey, afirmou que mais de 30 atletas foram pegos violando regulamentos antidoping nos últimos meses. Os casos variam de exames positivos para substâncias ilícitas a atletas que não cumpriram os protocolos da entidade.

Fahey não falou em nomes, afirmando que são os comitês olímpicos nacionais que têm de cuidar dos problemas. Ele ainda lembrou que o número é menor em relação ao período pré-Jogos de Pequim, em 2008, quando o número de atletas pegos antes da competição passou de 70.

“Uma coisa posso declarar: atletas que tentarem trapacear nestes Jogos estão mais propensos a serem pegos do que em qualquer outra edição de Jogos na história”, afirmou o dirigente. “Não tento dizer que este número seja pequeno ou grande. De todo modo, isso indica que estamos sendo efetivos.”

Cerca de 2 mil testes serão realizados durante os Jogos de Vancouver. Até a última quarta-feira, já haviam sido colhidas 407 amostras de urina e 147 de sangue, em um total de 554 testes.

A nação mais vigiada é a Rússia. Mais de uma dezena de atletas do país foi pega em exames nos últimos anos.

Mesmo os jogadores que disputam o hóquei em Vancouver serão testados. A preocupação ocorreu uma vez que a NHL (liga norte-americana profissional) não compartilha as mesmas regras da Wada.