UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
13/02/2010 - 09h02

Japonesa vai ao hospital após acidente no snowboard; luge é confirmado

Das agências internacionais
Em Vancouver (CAN)
  • Nodar Muaritashvili, da Geórgia, sofreu um grave acidente em treino do luge na sexta-feira. Ele foi levado ao hospital e não resistiu, morrendo. A organização, no entanto, confirma a realização da prova, já neste sábado pelos Jogos de Inverno.

    Nodar Muaritashvili, da Geórgia, sofreu um grave acidente em treino do luge na sexta-feira. Ele foi levado ao hospital e não resistiu, morrendo. A organização, no entanto, confirma a realização da prova, já neste sábado pelos Jogos de Inverno.

No mesmo dia em que o georgiano Nodar Kumaritashvili morreu em um acidente nos treinos do luge, outro competidor dos Jogos de Inverno de Vancouver foi parar no hospital. A japonesa Yuka Fujimori sofreu um acidente em treino e teve de ser atendida. Já os organizadores confirmaram que o luge será disputado, a partir deste sábado.

Fujimori, do snowboard, fazia sua preparação para a prova de snowboard cross. O vento atrapalhou uma de suas voltas e ela saltou mais do que era esperado, o que ocasionou a queda. A atleta de 23 anos passou por tomografias e foi liberada sem maiores problemas.

A japonesa já vem de acidente, uma vez que quebrou uma vértebra em treino realizado em dezembro. Ela, no entanto, já faz planos para voltar à preparação e participar da prova, na terça-feira. Fujimori será uma das adversárias de Isabel Clark.

A brasileira também teve problemas com queda durante sua preparação. Ela se acidentou e bateu a cabeça em treino para o Winter X Games, prova que ela acabou desistindo de participar para se recuperar a tempo dos Jogos de Vancouver. Na sexta-feira à noite, Isabel Clark foi porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura

LUGE CONFIRMADO

Apesar da morte de Nodar Kumaritashvili, a programação do luge não foi alterada e começa já neste sábado, com a disputa da prova masculina (às 23h, de Brasília).

“A Federação Internacional de Luge vai dar seguimento nos treinos no sábado de manhã, com dois períodos completos para que a competição aconteça às 17h (horário de Vancouver)”, afirmou o comitê organizador.

Apesar disso, na sexta-feira o projetista da pista de luge admitiu que o local precisa de alterações para aumentar a segurança dos atletas, que atingem velocidades de cerca de 130 km/h. Alguns competidores já haviam afirmado que a pista é a mais rápida em que já correram.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host