UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
13/02/2010 - 14h05

Organização diz que erro humano causou a morte de georgiano

Das agências internacionais
Em Vancouver (CAN)

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Vancouver admitem que a pista de luge é muito rápida. No entanto, afirmam que a morte do georgiano Nodar Kumaritashvili foi causada por um erro humano, segundo a agência AP. O atleta de 21 anos morreu na sexta-feira, após um acidente aterrorizador em treino para a prova de luge.

Na noite de sexta-feira, após o incidente, as autoridades responsáveis pelos Jogos decidiram não fazer grandes alterações na pista. Também concluíram que não optariam por alterar a programação, que tem treinos e prova neste sábado, um dia após o fato, apenas.

A decisão foi em aumentar a parede em que houve o choque do georgiano, para “evitar que um acidente excepcional e extremo como este não ocorra novamente”. Estima-se que o atleta estava a 145 km/h quando sofreu a queda, no fim da pista. Ele voou para fora dela e se chocou com uma pilastra, já no fim do percurso.

Apesar da certa normalidade com que encarou a morte, já existiam preocupações para as provas de luge, skeleton e bobsled. A pista de US$ 100 milhões era considera tecnicamente muito difícil, o que fica agravado pelo alto risco que já existe naturalmente.

Ainda assim, a federação internacional da modalidade e o comitê organizador dos Jogos afirmaram em comunicado que a investigação feita mostrou o erro humano e que “não há indicações de que o acidente foi causado por deficiências da pista”.

“Seu atraso na saída da curva resultou em uma entrada tardia na curva 16. Apesar de o piloto trabalhar para consertar o problema, ele eventualmente perdeu o controle do sled (o trenó) resultando no trágico acidente”, completou o comunicado.

Para o competidor do luge em duplas Christian Niccum, dos Estados Unidos, qualquer erro pode ser fatal. “Quando se está nessa velocidade, qualquer escorregão causa um grande erro. Todos nós estamos muito calmos, mas quando você começa a ter reações muito rápidas a 140 km/h, é aí que ocorrem problemas. Esta é a diferença do luge em relação ao skeleton e o bobsled, estamos dirigindo em um limite muito estreito, então é bom fazer tudo corretamente.”

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host