UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
REUTERS/Mike Blake

Alexandre Bilodeau comemora primeiro ouro olímpico do Canadá em casa, no moguls

15/02/2010 - 07h42

Após prata, Canadá fatura no esqui estilo livre seu 1º ouro olímpico em casa

Das agências internacionais
Em Vancouver (CAN)

O sábado teve uma pontada de decepção para os canadenses, que bateram na trave quanto à missão de conquistarem seu primeiro ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. No domingo, no entanto, a torcida da casa pôde comemorar. Na mesma prova em que conquistou a prata no feminino, o moguls do esqui estilo livre, enfim o país chegou ao lugar mais alto do pódio, mas entre os homens.

Alexandre Bilodeau, de 22 anos, não estava entre os maiores favoritos, mas conseguiu o triunfo. E, mesmo com toda a expectativa quanto ao seu resultado, ele disse que “não havia pressão”. No dia anterior, a compatriota Jennifer Heil ficara com o vice, atrás da norte-americana Hannah Kearney.

Para o Canadá, a importância deste ouro é das maiores. Em nenhuma das duas edições de Olimpíadas sediadas no país a torcida pôde comemorar campeões, em Montreal (Verão, 1976) e Calgary (Inverno, 1988). Cerca de 8.300 pessoas assistiram à vitória de Bilodeau.

A prova teve uma decisão emocionante e, para garantir a conquista, Bilodeau fez uma volta próxima da perfeição, vencendo os solavancos do percurso e saltando sem grandes falhas. O canadense marcou 26,75 pontos, à frente do australiano Dale Begg-Smith (26,58) e do norte-americano Bryon Wilson (26,08).

Bilodeau se classificou com o segundo melhor tempo e, na decisão, fez a penúltima volta. Assim, teve de esperar o francês Guilbaut Colas e realizar sua performance e torcer contra para poder comemorar o ouro.

“É bom demais para ser verdade. Esta festa está apenas começando para o Canadá”, comemorou o esquiador, que se disse inspirado pela compatriota Heil. “Eu estava um pouco nervoso, mas confortável. Talvez, o mais confortável que já senti na vida. Apenas fui para o ouro”.

O atleta canadense ficou conhecido por ser o mais jovem a vencer uma Copa do Mundo no moguls. Apesar de estar com apenas 22 anos, ele já está em sua segunda Olimpíada – foi 11º em Turim-2006.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host