UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
David J. Phillip/AP

Xue Shen e Hongbo Zhao (e), da China, conquistaram o ouro na patinação artística

16/02/2010 - 07h52

Após dois bronzes, casal chinês retorna à patinação artística e é ouro nos Jogos

Das agências internacionais
Em Vancouver (CAN)

A China conquistou uma dobradinha na rotina de duplas da patinação artística dos Jogos de Inverno de Vancouver. Nesta segunda-feira, a medalha de ouro foi para Shen Xue e Zhao Hongbo, que totalizaram 216,57 pontos, contra 213,31 dos compatriotas Qing Pang e Jian Tong.

Os campeões vinham de medalhas de bronze nos Jogos de Inverno de 2002 e 2006 e finalmente conseguiram comemorar um título.

“Foram tantos anos para finalmente conquistarmos este ouro. Foram anos dedicados ao sonho que atingimos aqui”, disse Zhao, após a prova. Ele se ajoelhou no gelo quando soube da vitória, enquanto Shen comemorava ao seu lado. Casados, eles chegaram a se aposentar, mas voltaram à patinação para tentarem o ouro que ainda faltava.

Esta foi a primeira vez desde 1960 que russos ou soviéticos não chegaram ao degrau mais alto do pódio. Eles sequer conseguiram um bronze, já que foi a Alemanha que ficou na terceira posição.

Apesar de um erro que “gelou” os espectadores e os patinadores, Shen e Zhao conseguiram uma apresentação que agradou os jurados pela emoção e pela combinação acertada entre música e coreografia.

Depois de enfim conseguirem o objetivo de ficarem no degrau mais alto do pódio, os chineses devem ir atrás de um novo objetivo ao deixarem o Canadá. “Acho difícil continuar a patinar, então talvez seja a hora de termos um bebê”, revelou Shen, após o primeiro ouro da China em sua história nesta modalidade.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host