UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
23/02/2010 - 00h29

Por segurança, pista sofre alterações para as provas de bobsled em Vancouver

Das agências internacionais
Em Vancouver (Canadá)
  • As britânicas Paula Walker e Kelly Thomas se abraçam após acidente em treino de bobsled

    As britânicas Paula Walker e Kelly Thomas se abraçam após acidente em treino de bobsled

Os organizadores das provas de Bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, fizeram alterações na prancha de gelo do local mais complicado da pista olímpica mais veloz do mundo nesta segunda-feira para torná-la mais fácil de ser deslizada.

A principal alteração ocorreu na curva 11, onde ume paquena quantidade de gelo foi retirada da entrada da curva crucial. Ainda assim, as mudanças foram tão pequenas que a competidora canadense Helen Upperton afirmou serem imperceptíveis nos treinamentos desta segunda.

"Parece a mesma de toda a semana", afirmou Upperton.

Depois de os quartetos croatas e lituanos de bobsled colidirem durante treinamento na manhã de segunda, a Federação Internacional de Bobsled e Skeleton adiou o restante da sess]ao de treinamentos até a tarde. A decisão foi tomada depois de um encontro com representantes de 11 países perto da 13ª curva, na parte mais complicada do circuito, onde o canadense Lyndon Rush colidiu na prova em dupla.

A curva 11 é crítica porque é o trecho em que os competidores pegam o traçado correto para a curva 13, apelidada de ’50-50’, na possibilidade de contorná-la completamente.

"As mudanças podem deixar o gelo mais veloz e seguro, talvez não ocorram tantas batidas", disse a piloto alemã Sandra Kirasis, medalhista de ouro olímpica.

Raspando um pouco de gelo, que não é incomum em circuitos como este, as equipes de quarteto terão mais espaço para manobrar pelas chicanes desafiadoras e dar aos competidores maior margem para erros.

O treinador norte-americano Brian Shimer analisou a importância das alterações, que segundo ele deixam a competição mais segura e afirmou que ainda assim a pista segue sendo uma das mais difíceis do mundo e a decisão foi unânime entre a FIBT e os técnicos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host