UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
24/02/2010 - 07h00

Aos 17, esquiadora é a última brasileira a estrear nos Jogos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Maya Harrisson, esquiadora do Brasil em ação em prova de slalom; ela competirá em dois eventos

    Maya Harrisson, esquiadora do Brasil em ação em prova de slalom; ela competirá em dois eventos

Maya Harrison teve de esperar duas semanas, mas enfim terá sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. Ela é a quinta e última representante brasileira a entrar na competição, no esqui alpino, competindo nesta terça-feira às 15h (de Brasília).

Maya primeiramente disputará o slalom gigante. Depois, participará do slalom especial, na sexta-feira. A brasileira, criada na Suíça por ter sido adotada por uma família europeia, é considerada revelação do país, com apenas 17 anos.

“Sou muito nova e para mim toda essa experiência está sendo linda. Participar dos Jogos Olímpicos é um sonho para todo atleta. Estou muito contente que a hora da minha prova está chegando. Treinei muito bem nos últimos dias e isso me deixa confiante”, disse a brasileira, que ainda engatinha ao tentar falar português, mas se arrisca no esqui desde os três anos.

Apesar de só pensar nos Jogos de Vancouver, o objetivo de Maya e do projeto da Confederação Brasileira de Desportos na Neve é dar experiência à esquiadora para os 2014, nas Olimpíadas de Sochi, Rússia. O mesmo acontece com Jhonatan Longhi, 22, do esqui alpino masculino.

Em 2009, Maya foi a mais jovem do Campeonato Mundial de Esqui, disputado em Val d’Isère, na França, onde estabeleceu a melhor participação de um brasileiro na história. Agora, é a quarta mais jovem de sua prova nos Jogos e só lamenta a falta de treinos mais extensos.

“Nos primeiros dias as condições estavam muito ruins e os treinos não foram bons. Depois melhorou e pude treinar bem”, explicou. “A montanha é muito bonita, mas a pista é bem difícil e arriscada. Já vimos quedas impressionantes nas primeiras provas do programa.”

Maya é top 3 do ranking sul-americano, na segunda colocação. No Brasil, detém três dos cinco recorde femininos do esqui, no slalom, slalom gigante e downhill.

Até aqui, o Brasil teve como melhor resultado a 19ª colocação de Isabel Clark no snowboard cross.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host