UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
24/02/2010 - 11h13

Holandês que errou pista da patinação culpa o técnico: "foi um desastre"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

HOLANDÊS SE ENERVA COM ERRO

  • REUTERS/Jerry Lampen
  • REUTERS/Jerry Lampen

    Patinador holandês joga seu óculos depois de saber que foi desclassificado; ele iria ficar com o ouro e o recorde olímpico da prova de 10.000 m

O patinador holandês Sven Kramer voou baixo na prova de 10.000 em pista longa e corria para quebrar o recorde olímpico. No entanto, um erro primário causou sua desqualificação. Após chorar e esbravejar, o atleta culpou o técnico pelo "desastre", que acabou manchando sua participação nos Jogos, após um ouro nos 5.000 m.

“Habitualmente, eu não culpo ninguém e tomo a responsabilidade como um patinador. Mas desta vez não posso fazer nada”, disse o filho de 23 anos do bicampeão olímpico Yep Kramer, à CNN.

“Eu queria ir pela linha de fora e, logo antes do cone meu técnico (Gerard Kemkers) gritou ‘pista de dentro!’. Achei que ele estaria certo. Já a princípio eu pensei que meus patins passaram o cone do lado errado e que seria desqualificado. Notei o ginásio e percebi que algo havia errado”, explicou Sven.

O holandês chegou a comemorar discretamente, mas quando foi avisado pelo seu técnico, jogou seu óculos no chão. O problema foi que seus patins passaram por cima do cone de marcação, antes que ele entrasse na pista de dentro. O ouro acabou nas mãos do sul-coreano Lee Seung-Hoon.

“Você tem de decidir em uma fração de segundo. Eu deveria ter ido de acordo com meu próprio pensamento, mas fiquei na dúvida. Este é um erro realmente caro”, lamentou. “Meu mundo está em colapso, foi um desastre, o pior momento da minha carreira.”

O patinador holandês ainda terá uma chance de se redimir e apagar o embaraço vivido nesta terça-feira. No sábado, ele tentará seu segundo ouro em Vancouver na prova de perseguição por equipes.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host