UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
25/02/2010 - 01h47

Canadá bate Rússia, quebra tabu, e vai à semi de hóquei; campeã cai

Das agências internacionais*
Em Vancouver (CAN)
  • Sidney Crosby venceu o duelo com Alex Ovechkin, da Rússia, nas 4ªs de final do hóquei masculino

    Sidney Crosby venceu o duelo com Alex Ovechkin, da Rússia, nas 4ªs de final do hóquei masculino

Uma “recuperada” seleção canadense de hóquei no gelo acabou nesta quarta-feira com 50 anos de frustrações em Jogos Olímpicos de Inverno diante dos russos ao vencê-los por 7 a 3 com o apoio da torcida local e garantir ao país uma vaga nas semifinais do torneio.

Um gol e duas assistências do jogador Dan Boyle ainda no primeiro período de jogo ajudaram o Canadá a bater os campeões mundiais – feito este que não acontecia desde os Jogos de Inverno de 1960 – em um duelo digno das grandes potências que os dois países são no esporte.

Agora, os canadenses enfrentam nas semifinais, que acontecem na próxima sexta-feira, a Eslováquia. Caso passem por esta fase, o Canadá pode ter na grande final a revanche contra os Estados Unidos, depois de terem sido derrotados por 5 a 3 pelos americanos no começo desta semana.

Para o Canadá, este resultado negativo marcou a primeira derrota diante dos Estados Unidos em Jogos Olímpicos desde 1960. Por outro lado, a vitória desta quarta-feira sobre a Rússia foi a primeira desde os Jogos Olímpicos de Squaw Valley e apenas a segunda em 11 Jogos Olímpicos.

Os russos, duas vezes campeões mundiais, deixam os Jogos Olímpicos sem a conquista de uma medalha pela segunda vez consecutiva. A seleção russa perdeu o bronze nos Jogos Olímpicos de Turim e não consegue uma medalha desde o fim da União Soviética, embora o ouro de 1992 seja agora “creditado” à Rússia.

MAIS RESULTADOS DAS QUARTAS

Um resultado surpreendente na rodada de quartas de final d hóquei foi a derrota da seleção que é atual campeã do torneio. A Eslováquia bateu a Suécia em um jogo apertado, e passou à semifinal com uma vitória de 4 a 3.

Marian Gaborik, Andrej Sekera, Pavol Demitra e Tomas Kopecky marcaram os gols dos eslovacos, que terão outra missão complicada, por enfrentarem o Canadá por uma vaga na decisão.

Na outra chave, os Estados Unidos terão pela frente na semifinal a Finlândia. O time venceu a República Tcheca por 2 a 0 na noite de quarta-feira, com uma boa atuação do goleiro Miikka Kiprusoff, com 31 defesas na partida.

*Atualizada às 07h34

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host