UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
26/02/2010 - 07h38

Próxima da perfeição, coreana "da casa" vence a patinação artística com recorde

Das agências internacionais
Em Vancouver (CAN)

Residente em Toronto, no Canadá, a sul-coreana Kim Yu-Na garantiu uma festa dupla nesta quinta-feira com o ouro na patinação artística. Ela foi a campeã na prova individual feminina, com direito a recorde de pontos nos Jogos de Inverno, realizados na cidade canadense de Vancouver.

Yu-Na, principal favorita da prova, comprovou sua superioridade, vencendo o programa curto com uma margem avassaladora de 23 pontos para suas rivais. Ela totalizou 228,56 pontos, superando a japonesa Mao Asada (205,50) e a canadense Joannie Rochette (202,64), somadas as notas das apresentações. Em sua primeira performance, ela coreografou o tema de James Bond, da série de filmes do agente secreto 007.

“Esta foi a primeira vez que chorei em uma competição. Ainda não consigo acreditar que consegui pontuações tão boas”, disse a sul-coreana, emocionada. “Eu briguei por este sonho olímpico e estou muito feliz de ter chegado até aqui.”

Conhecida como “Rainha Yu-Na”, a sul-coreana é a atual campeã mundial e é comparada até à alemã Katarina Witt, favoritíssima em 1988. Não foi a Turim-2006 devido à idade, então com 15 anos apenas.

Ela coreografou uma música de George Gershwin e mostrou muita técnica em sua apresentação, considerada quase perfeita em seus saltos e na parte de dança. Sem grandes erros, ficou fácil manter a liderança.

A canadense Rochette superou a morte da mãe, ocorrida quatro dias antes. Mesmo abalada, ficou com o bronze. “Eu me sinto orgulhosa do que fiz e não me importo com a cor da medalha”, comentou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host