UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
26/02/2010 - 18h42

Sob nevasca, Noruega leva ouro no revezamento de biatlo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

No biatlo, que mistura esqui cross-country com tiro ao alvo, a emulação da vida de um caçador na neve faz da modalidade uma das mais difíceis dos Jogos de Inverno. Nada mais normal, então, que a equipe de um dos países mais gélidos do mundo, onde a caça aos ameaçados alces é esporte há séculos, levasse o ouro no revezamento 4 x 7,5 km: a Noruega.

Com o resultado, o "norueguês de ferro" Ole Einar Bjoerndalen levou o sexto ouro e a décima primeira medalha olímpica de sua carreira.

Completando a prova em 1h21min38s1, os escandinavos levaram com tranqüilidade o primeiro lugar. Liderando a prova desde a segunda troca de competidores, o resultado final foi no entanto determinado após o último membro da equipe, Ole Einar Bjoerndalen, abrir vantagem para o austríaco Christoph Sumann no tiro deitado.

O norueguês acertou de primeira os cinco disparos necessários para continuar a prova, enquanto seu adversário se esforçava para abstrair a pesada neve que caía no Parque Olímpico de Whistler, intempérie que dificultava deveras a tarefa dos competidores que arrastavam seus esquis pelos bosques.

Após o tiro deitado, Bjoernadalen abriu larga vantagem, chegou sozinho na linha de chegada portando a bandeira rubro-azul da Noruega e cruzou a linha de chegada com quase 40 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Aliás, a prata desta prova de mais de uma hora de duração foi decidida nos últimos centímetros. No seu enrosco com os tiros, o austríaco Landertinger permitiu que o russo Evgeny Ustyugov o ultrapassasse. Seguindo-o de perto, no entanto, conseguiu recuperar a segunda posição após dar um ótimo sprint final, que fez a Áustria levar o segundo lugar, fechando em 1h22min16s7, com uma diferença de dois décimos de segundo para a Rússia, que levou o bronze.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host