UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
AFP PHOTO / MARTIN BUREAU

Jasey Jay Anderson ganhou o ouro que deu o título dos Jogos de Vancouver aos anfitriões canadenses

27/02/2010 - 20h48

Canadá vence os Jogos ao levar 12º ouro no snowboard; campeões no curling

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Canadá é o  campeão dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver. Ao conquistar o título do snowboard paralelo slalom gigante, os canadenses somaram doze medalhas de ouro e abriram duas de vantagem para a Alemanha, que poderia ter levado a decisão para este domingo se tivesse vencido no bobsled. Em seguida, o ouro no curling masculino sacramentou o resultado.

Porém, os alemães foram superados pelos norte-americanos na final da disputa de trenós com quatro homens, levaram apenas a prata e agora vão lutar pelo segundo lugar geral com os Estados Unidos, que somam nove medalhas de ouro e só podem chegar a onze se vencerem tudo o que disputarem até o fim dos Jogos.

O canadense Jasey Jay Anderson foi o responsável pelo 12º ouro e fez sua parte para o dia de graça dos anfitriões ao vencer a prova masculina do snowboard paralelo slalom gigante. Anderson bateu o austríaco Benjamin Karl na final principal por uma diferença de 0s35, enquanto o francês Mathieu Bozzetto derrotou o russo Stanislav Detkov na briga pelo bronze.

CANADÁ É OURO NO CURLING

  • Reuters

    Capitão do Canadá comemora o ouro no curling

Já no bobsled de quatro homens, os três primeiros colocados estavam diretamente envolvidos na briga pela conquista das Olimpíadas de Inverno. Se os alemães vencessem, levariam a décima primeira medalha de ouro, torceriam para vencer o cross-country neste domingo e secariam o Canadá na final do hóquei masculino. Mas foram os Estados Unidos que conquistaram o ouro ao terminar a descida da pista de deslizamento de Whistler num tempo total de 3min24s46.

 

 

Os alemães, medalhistas de prata, ficaram a somente 0s38 de postergar a decisão dos Jogos. Andre Lange, Kevin Kuske, Alexander Roediger e Martin Putze eram os terceiros colocados até a penúltima bateria, tiveram uma boa reação mas só conseguiram superar os canadenses, que levaram o bronze.

Poucas horas antes, a equipe canadense de perseguição na patinação de velocidade masculina havia levado o décimo primeiro ouro, assumindo a primeira posição na tabela de medalhas pela primeira vez.

Curling

Ainda que os alemães tivessem vencido no bobsled, os canadenses continuariam sendo os campeões. Isto porque poucos horas depois do snowboard e do bobsled, a equipe local de curling masculino venceu a final olímpica ao bater a forte Noruega por 6 a 3.

O Canadá, lugar onde o curling é mais praticado no mundo, havia deixado escapar o título na categoria feminino na noite anterior, quando as representantes locais perderam para a Suécia por 7 a 6, numa partida que durou mais de três horas.

O bronze no masculino ficou com a Suíça, que no início da tarde bateu a Suécia por 5 a 4. Já no feminino, o terceiro lugar foi conquistado pela China, que ganhou da Suíça por 12 a 6.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host