UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
AP PHOTO/Elaine Thompson

Northug supera o pelotão de adversários e vence por três décimos de segundo

28/02/2010 - 17h24

Com ouro no cross-country 50km, norueguês leva quarta medalha em Vancouver

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma prova que dura mais de duas horas, mas é definida por três décimos de segundo. Após 50 quilômetros arrastando seus esquis, um bloco de cinco competidores chegou junto à última reta da competição de cross-country largada coletiva clássica. Mas os esquis do norueguês Petter Northug foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, após um sprint final arrasador que o fez superar o alemão Axel Teichmann. Northug conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos de Vancouver na tarde deste domingo, em Whistler.

Do primeiro ao quinto colocado, uma diferença de praticamente um segundo e meio. O alemão Axel Teichmann, que liderava o pelotão na última reta mas foi ultrapassado pelo norueguês, chegou 0s3 atrás de Northug e foi o segundo colocado, enquanto o sueco Johan Olsson levou o bronze ao terminar a prova um segundo atrás do medalhista de ouro. O alemão Tobias Angerer foi o quarto e o canadense Devon Kershaw foi o quinto.

Na penúltima competição das Olimpíadas de Inverno, o norueguês esteve nas primeiras posições durante todo o percurso, passando algumas parciais em primeiro lugar. Mas ao fim, na última curva, era o alemão Teichmann liderava. Foi no sprint final que Northug conquistou a vitória.

Northug já havia ganhado outras três medalhas no Canadá: no sprint de equipe havia sido ouro, no sprint individual bronze e no revezamento 4x10km, a prata.

No cross-country, modalidade dominada pelos escandinavos, a Noruega foi a maior vencedora nestas olimpíadas, com quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze – a Suécia foi o segundo melhor país e conquistou três de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host