Topo

Mito do hóquei pede à NHL que libere jogadores para a Olimpíada de 2014

Das agências internacionais

Em Nova York (EUA)

16/04/2010 17h13

O mito do hóquei no gelo, Wayne Gretzky, solicitou nesta sexta-feira que a NHL libere os jogadores para disputar os Jogos de Inverno de 2014, que ocorrerão em Sochi, na Rússia. O comissário da liga norte-americana de hóquei, Gary Bettman, ainda não se comprometeu em dar uma pausa de três meses na competição para que os atletas possam ir às Olimpíadas.

“Os Jogos Olímpicos ajudam o hóquei. Nos últimos oito anos, jogadores russos, suecos e de toda a Europa atuaram na competição”, disse Gretzky, lembrando que duas das três últimas edições do evento (Salt Lake City, em 2002, e Vancouver, em 2010) foram disputadas na América do Norte.

“Entendo o ponto de vista do comissário de que há preocupações em parar a Liga por 20 dias. Mas creio que esta é uma oportunidade de retribuir ao mundo e disputar os Jogos fora de nosso continente”, comentou o ídolo canadense, que acendeu a tocha olímpica em Vancouver.

Gretzky ressaltou a qualidade da final do hóquei no gelo nos Jogos de 2010, em que Canadá e Estados Unidos decidiram a medalha de ouro. “Foi um grande jogo. Foi muito positivo para a NHL ter uma final como essa”, analisou o ex-jogador sobre a final vencida pela equipe da casa.

“São poucas partidas que entram para a história, como a decisão de 1980 em que os Estados Unidos derrotaram os russos. Foi tão emocionante quando e é positivo para nosso esporte”, explicou.

Gretzky aposentou-se em 1999, após disputar 20 temporadas das quais conquistou quatro com o Edmonton Oilers. O canadense assumiu o cargo de treinador do Phoenix Coyotes em 2005, e pediu demissão no último mês de setembro.