Topo

Esquiadora Sarah Burke, tetracampeã dos X-Games, morre após acidente durante treinamento

Sarah Burke durante os X-Games de 2010; canadense morreu nesta quinta-feira - AP Photo/David Zalubowski
Sarah Burke durante os X-Games de 2010; canadense morreu nesta quinta-feira Imagem: AP Photo/David Zalubowski

Das agências internacionais, em Salt Lake City (EUA)

19/01/2012 20h37

A canadense Sarah Burke, uma das maiores especialistas do mundo no half-pipe do esqui, morreu nesta quinta-feira, em Salt Lake City, onde estava hospitalizada desde o dia 10 de janeiro, depois de sofrer graves lesões durante um treinamento em Utah, norte dos Estados Unidos. A informação foi passada pela Federação Canadense da modalidade.

"A Federação Canadense de Esqui estilo livre envia os pesames à família de Sarah Burke, que morreu em um hospital de Salt Lake City", disse a organização através da rede social Twitter.
 
As autoridades do Centro Médico da Universidade de Utah informaram que a esquiadora, de 29 anos, faleceu às 9h22 locais, acompanhada de sua família. Sarah se preparava para a edição deste ano dos X Games, competição que ganhou vezes, e será disputada na semana que vem. Na queda, ela rompeu uma artéria vertebral, uma das principais na irrigação do cérebro. 
 
Já no hospital, a canadense foi reanimada e chegou até mesmo a passar por uma cirurgia para reparar a ruptura. Porém, devido à falta de oxigênio causada por uma parada cardiorrespiratória, o cérebro de  Sarah sofreu danos irreversíveis.
 
A canadense era uma referência no esqui livre, com quatro vitórias nos X Games, um título do campeonato mundial de halfpipe, em 2005, e o 4º lugar no Mundial de 2011 em Park City.