Topo

Federação nega pedido para musa do esqui competir entre os homens

Das agências internacionais

Em Lauzane (Suíça)

03/11/2012 17h39

A norte-americana Lindsey Vonn, campeã no esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno, teve negado um pedido para competir entre os homens. Ela requisitou uma autorização para participar da prova masculina de downhill em Lake Louise, no Canadá, mas a Federação Internacional de Esqui não abriu exceção.

Vonn é considerada a segunda maior esquiadora da história - tem um ouro olímpico e dois em Mundiais aos 28 anos - e surpreendeu no começo do ano, quando escreveu para a federação pedindo para se testar na competição masculina na prova, que acontece no dia 24 de novembro.

“Um gênero não está autorizado a competir nas provas do outro. Não abriremos exceções às regras da federação”, disse a entidade, em comunicado.

Para Max Gartner, dirigente canadense, a decisão é desapontadora. “Eu vi a grande oportunidade de levantar o esqui e o tornar interessante a pessoas que normalmente não acompanham as competições”, explicou.

Uma solução para Vonn ainda possível é se escrever para um cargo diferente. Ela seria a esquiadora que abre a “pista” para competição, descendo a montanha antes dos outros competidores. Mesmo em desvantagem, ela poderia se testar contra os homens. Apesar disso, caso seja liberada a norte-americana não poderá participar de outro evento no mesmo local, aí sim na chave feminina, seis dias depois.