Topo

Musa do esqui sofre acidente, é resgatada de helicóptero e perde temporada

Lindsay Vonn é resgatada de helicóptero após sofrer acidente no mundial de esqui - REUTERS/Dominic Ebenbichler
Lindsay Vonn é resgatada de helicóptero após sofrer acidente no mundial de esqui Imagem: REUTERS/Dominic Ebenbichler

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 13h21

A esquiadora americana Lindsay Vonn, considerada a musa do esporte, sofreu um grave acidente durante a disputa do mundial de esqui alpino em Schladming, na Áustria, nesta terça-feira. Vonn, que fraturou a tíbia e rompeu ligamentos do joelho esquerdo, teve que ser resgatada de helicóptero para ser levada a um hospital e está fora do restante da temporada.

O início da prova havia sido adiado mais cedo nesta terça, por três horas e meia, devido a uma forte nevasca. Especialistas do esporte presentes ao evento acreditam que a prova não deveria ter sido iniciada.

A prova, que foi adiada treze vezes por causa de forte nevoeiro, foi disputada sob condições ruins.  Quando Lindsey sofreu o acidente, nevava muito em Schladming e a visibilidade era muito baixa. Após o acidente da americana, outras duas competidoras protagonizaram incidentes leves e também não puderam completar o percurso da prova, a alemã Maria Hoefl-Riesch e a austríaca Anna Fenninger.

Mesmo assim, a competição continuou e teve um pódio liderado pela eslovena Tina Maze, que  desceu a montanha em  1m35s39. Em segundo lugar, com 0,38s a mais que Maze, ficou a suíça Lara Gut. A terceira colocação ficou com uma compatriota de Lindsey, Julia Mancuso.

A americana é quatro vezes campeã da modalidade. Ela caiu próxima à metade da descida, e contundiu o joelho direito. Era possível ouvir os gritos de dor de Vonn na parte lateral da pista, onde o público acompanha a prova.

A líder da prova no momento da queda de Vonn, a eslovena Tina Maze, foi vista com a cara horrorizada ao perceber o que estava ocorrendo. Elas são consideradas rivais na modalidade.

VEJA O MOMENTO DO ACIDENTE DE LINDSAY VONN