Topo

Ela queria tanto ser porta-bandeira em Sochi que até duvidou ao ser eleita

Jaqueline Mourão durante os Jogos de Vancouver-2010; em Sochi, ela disputa sua quinta Olimpíada - AP Photo/Dmitry Lovetsky
Jaqueline Mourão durante os Jogos de Vancouver-2010; em Sochi, ela disputa sua quinta Olimpíada Imagem: AP Photo/Dmitry Lovetsky

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 18h56

A mineira Jaqueline Mourão foi confirmada nesta terça-feira (4) como porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi (Rússia), na próxima sexta-feira.

Em Sochi, Jaqueline Mourão participará de sua quinta Olimpíada, a terceira de inverno – ela competiu também nos Jogos de verão de Atenas-2004 e Pequim-2008, no ciclismo. A atleta fará sua estreia no biatlo e competirá pela terceira vez no esqui cross country, pelo qual já participou em Turim-2006 e Vancouver-2010.

Ao Sportv, Jaqueline revelou que esperava o convite e que chegou a ficar desapontada por imaginar que não seria a escolhida.

“Pensei: ‘será que vai ser eu mesmo?’ As pessoas estavam falando e eu ainda não sabia... acabei ficando um pouco assim, um pouco triste, mas quando eu cheguei, o Stefano Arnhold [presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve] anunciou. Estou muito honrada com a confiança”, disse.

Única atleta do Brasil, entre homens e mulheres, a disputar os Jogos de verão e inverno, Jaqueline também igualará Fofão, do vôlei, e Formiga, do futebol, como recordista de participações entre as mulheres nas Olimpíadas. No biatlo, a mineira entra como única representante latino-americana na Rússia.

 “O brasileiro está descobrindo os esportes de inverno e é legal ter esse reconhecimento. Eu tenho certeza de que essa delegação é a mais forte do Brasil. Todos os atletas se dedicaram muito pra chegar até aqui. A qualidade do atleta brasileiro está melhor e a tendência é melhorar cada vez mais”, declarou Jaqueline ao site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

“Ela é uma atleta extremamente dedicada, um exemplo para as futuras gerações. O biatlo é uma das modalidades de inverno mais complexas e ela conseguiu a classificação com apenas quatro anos de treinamento. Não é uma conquista fácil, muito longe disso”, completou Arnhold.

Confira a relação dos brasileiros inscritos:

Esportes na neve:

- Isabel Clark (snowboard cross)

- Jaqueline Mourão (esqui cross country e biatlo)

- Jhonatan Longhi (esqui alpino)

- Josi Santos (esqui aéreo)

- Leandro Ribela (esqui cross coutry)

- Maya Harisson (esqui alpino)

Esportes no gelo:

- Edson Bindilatti (bobsled)

- Edson Martins (bobsled)

- Fabiana dos Santos (bobsled)

- Fabio Gonçalves (bobsled)

- Isadora Willians (patinação artística)

- Odirlei Pessoni (bobsled)

- Sally Mayara (bobsled)