Topo

Noruegueses do curling posam de cueca após críticas sobre calças exóticas

Noruegueses do curling protestam contra reclamações sobre suas calças coloridas - Reprodução
Noruegueses do curling protestam contra reclamações sobre suas calças coloridas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 23h11

A equipe norueguesa de curling nas Olimpíadas de Sochi, conhecida pelo uso de calças coloridas e exóticas, fez um protesto na última terça-feira: os membros posaram apenas de cuecas no Parque Olímpico russo.

O motivo foram as reclamações de times rivais ao Comitê Olímpico Internacional, alegando que as calças norueguesas estariam fora do padrão olímpico. Segundo os adversários, as calças "distrairiam" os rivais, além de não fazer parte do uniforme oficial da delegação da Noruega.

Eles não foram proibidos de usar as calças e, nesta quarta, no duelo com a Alemanha, utilizaram novo modelo das calças exóticas, predominantemente branco mas cheio de detalhes azuis e vermelhos. Acabaram vencendo a partida por 8 a 5.

Os próprios atletas da equipe escolhem as estampas. "Nós mesmos escolhemos as estampas, junto com os fabricantes. Trabalhamos juntos nisso. A cada jogo vamos usar calças diferentes aqui na Olimpíada. Será uma surpresa por jogo", declarou o norueguês Markus Hoeinberg.   

Mais de 500 mil pessoas seguem a página do time no Facebook que celebra o uso das calças. Inclusive brasileiros: “Nós agradecemos as mensagens de todos eles", afirmou Hoeinberg.

ENTENDENDO O CURLING

O curling é um esporte de estratégia disputado por equipes de quatro jogadores em um ringue de gelo. O objetivo é colocar a pedra (de 17,24 a 19,96 kg) no centro do círculo, que parece com um alvo gigante, além de empurrar os objetos do time adversário para longe dele.

A partida é dividida em ends – ao todo são dez períodos destes em uma partida. Cada equipe arremessa 16 pedras por tempo. Além do jogador que dispara o objeto, outros dois "varrem" o caminho com uma espécie de rodo para controlar a velocidade da jogada. Finalmente, um atleta coordena a ação coletiva.

O curling integra o programa dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1924, em Chamonix, na França.