Topo

Sochi mostra ao mundo o que são os "elefantes brancos". E após a Copa?

Do UOL, em São Paulo

26/03/2014 18h08

Todo país que sedia um grande evento como Olimpíada ou Copa do Mundo é questionado sobre legado ou o que irá fazer com as construções para estas competições depois que os atletas vão embora. Os Jogos de Inverno de Sochi foram uma aposta do presidente russo Vladimir Putin para desenvolver a cidade e tentar atrair turistas para a região. Só que lá, assim, como alguns dos estádios da Copa no Brasil, a questão também é um problema. 

Um grande investimento foi feito, ultrapassando a casa dos 51 bilhões de dólares [117 bi de reais], mas, um mês depois dos Jogos, a região das instalações do Parque Olímpico é praticamente uma cidade fantasma, sem ninguém andando nas ruas ou utilizando qualquer um dos novos equipamentos. 
 
O relato do Blog Sochi, que publicou fotos da região costeira da cidade, onde foram construídos ginásios e a vila dos atletas, mostra o problema da cidade, que prometia aproveitar as novas contruções para se tornar um centro turístico e esportivo. Além de avenidas e hotéis vazios, as fotos ainda mostram construções inacabadas e algumas até já apresentando deterioração. 
 
O Centro de Imprensa já foi transformado em um shopping center, mas o plano para reutilização das contruções, que incluia, por exemplo, a transformação do ginásio de patinação no gelo em uma pista de ciclismo, está atrasado. 
 
Sochi também irá receber a Fórmula 1 em 2014, em outubro, em um circuito que está sendo construído no Parque Olímpico, entre os ginásios.