UOL Esporte Fórmula 1
 
10/12/2009 - 17h24

FIA propõe mudança na pontuação da Fórmula 1; vencedor levaria 25 pontos

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Em reunião da Comissão de Fórmula 1, realizada nesta quinta-feira, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) propôs uma mudança radical no regulamento da categoria para a temporada de 2010. A partir do ano que vem, o vencedor de cada corrida passaria a marcar 25 pontos, ao invés dos 10 que eram dados até o campeonato deste ano.

A proposta só será aprovada após a reunião do Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA, que será realizado nesta sexta-feira. A entidade entende que a mudança é necessária por causa do aumento de 10 para 13 o número de equipes que estarão grid a partir da próxima temporada.

Caso seja aprovada, a medida mudará drasticamente o sistema de pontuação vigente. Atualmente, os oito primeiros colocados recebem, respectivamente, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos. De acordo com a nova regra, os 10 primeiros colocados passariam a pontuar da seguinte forma: 25, 20, 15, 10, 8, 6, 5, 3, 2 e 1, respectivamente.

Com a presença do presidente da FIA, Jean Todt, esta foi a primeira reunião da Comissão de Fórmula 1, presidida por Bernie Ecclestone, desde a assinatura do Pacto da Concórdia, entre a FIA e as equipes.

Na reunião desta quinta, foi decidido que a equipe Brawn poderá trocar seu nome para Mercedes, e receberá os pagamentos referentes aos resultados históricos obtidos em 2009. “Esta medida foi adotada com caráter excepcional, devido ao longo compromisso da Mercedes-Benz com a Fórmula 1”, disse a FIA em nota publicada em seu site.

A Comissão também propôs ao Grupo de Trabalho Desportivo que busque novas fórmulas para melhorar o espetáculo em 2010, e elaborou propostas sobre o regulamento técnico e desportivo que, da mesma forma, serão submetidas à aprovação do Conselho Mundial nesta sexta-feira.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host