UOL Esporte Fórmula 1
 
17/12/2009 - 16h07

Mosley compra briga e diz que Briatore tem argumentos 'desesperados'

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Ex-presidente da FIA, Max Mosley chamou de “desesperados” e “insustentáveis” os argumentos que o ex-chefe da Renault, Flavio Briatore, usou ao dizer que sua punição após o escândalo de Cingapura 2008 foi resultado de desejos “excessivos” por “vingança pessoal” de Mosley.

Briatore foi banido do automobilismo por toda a vida após ser considerado o culpado por mandar o brasileiro Nelsinho Piquet bater seu carro propositadamente para beneficiar seu companheiro de equipe na Renault, Fernando Alonso, durante o GP de Cingapura de 2008.

Em audiência realizada no mês passado no Tribunal de Grande Instância de Paris, Briatore responsabilizou Mosley por sua punição, alegando que o ex-presidente da FIA estava “cego por um desejo excessivo por vingança pessoal”. O Tribunal revelará no próximo dia 5 de janeiro a sentença da ação movida pelo ex-chefe da Renault contra a FIA, que tenta reverter a punição.

Em resposta, Mosley emitiu um comunicado para esclarecer as declarações de Briatore. “Sugerir que foi algo incentivado por motivos pessoais de vingança é um argumento desesperado e insustentável, disse o ex-presidente da FIA, para quem o italiano queria simplesmente “desviar a atenção de um dos piores e mais perigosos exemplos de enganação deliberada na história do esporte”.

“Briatore deveria ser a última pessoa a queixar-se de que a FIA não tratou com justiça. A FIA lhe deu repetidamente o benefício da dúvida”, falou Mosley, que aproveitou para lembrar de outros episódios em a Renault foi questionada.

“Cada vez que a sua equipe foi contestada, a FIA aceitou a versão de Briatore, insistindo que ele não estava envolvido", lembrou Mosley. "Nesta ocasião tem sido diferente. Existem provas contundentes de que ele esteve diretamente envolvido e ordenou que Nelson Piquet Jr batesse o carro.”

Mosley finalizou lembrando que “a investigação, assim como a conclusão da própria Renault, estabeleceu a responsabilidade de Briatore sem nenhuma dúvida."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host