UOL Esporte Fórmula 1
 
17/12/2009 - 07h01

Saiba quem está concorrendo às 7 vagas restantes no grid da F-1 para 2010

Guga Fakri
Em São Paulo

Há muito tempo a "dança das cadeiras"  não era tão movimentada na Fórmula 1. Com a debandada de equipes de montadoras e a entrada dos "garagistas", várias vagas foram abertas e o mercado de pilotos passou a dominar o noticiário sobre a categoria. As mudanças começaram com a contratação do espanhol Fernando Alonso pela Ferrari. Com isso, o finlandês Kimi Räikkönen passou a ser o mais cobiçado entre as equipes, mas o campeão de 2007 resolveu ter um ano sabático e vai competir no Mundial de rali na próxima temporada.

De acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ainda restam sete vagas para o grid da F-1 da próxima temporada. O UOL Esporte listou quem são os principais concorrentes a essas vagas, segundo as informações que têm aparecido na mídia internacional nas últimas semanas. Confira quem são eles:

 

OS PRINCIPAIS CONCORRENTES ÀS SETE VAGAS QUE RESTAM NA F-1 PARA 2010

MERCEDES GP
O diretor-executivo Nick Fry admitiu na quarta-feira que a equipe e Michael Schumacher estão em conversas adiantadas e um acerto para o retorno do alemão à F-1 se aproxima cada vez mais. Além do heptacampeão, o nome de Nick Heidfeld já foi cotado para a vaga. Apesar de pequena, existe também a chance de Robert Kubica ser o escolhido, já que o polonês não sabe se continuará na Renault após a equipe anunciar a venda de 75% de suas ações.
RENAULT
Apesar de Robert Kubica já ter sido apresentado oficialmente, o futuro do piloto está em dúvida depois da compra de 75% da equipe pelo grupo luxemburguês Genii. “Agora não estou em posição de dizer se vamos ficar ou sair”, disse o agente de Kubica em entrevista à BBC na quarta-feira. Para a outra vaga, já foram citados Pedro de la Rosa e Romain Grosjean, que ocupou o posto após a saída de Nelsinho Piquet durante a temporada de 2009.
SAUBER
Peter Sauber declarou na semana passada que vai ter um piloto experiente e outro da “nova geração”. Kamui Kobayashi já confirmou acerto com a equipe nesta quinta. Sauber falou no mês passado que o russo Vitaly Petrov seria outra boa opção, pois traria muito dinheiro, mas ainda resta a vaga destinada a um veterano. O mais cotado é o alemão Nick Heidfeld, mas a equipe também demonstra interesse em contar com o espanhol Pedro de la Rosa.
CAMPOS
A equipe gostaria de ter um piloto experiente ao lado do já confirmado Bruno Senna. O presidente do time disse que Pedro de la Rosa é prioridade. “Sendo espanhol, ficaríamos muito contentes em tê-lo em nosso time, mas depende muito de patrocínio”, falou José Ramon Carabante na terça-feira. Caso a negociação não se concretize, a vaga ficaria entre o russo Vitaly Petrov e o venezuelano Pastor Maldonado, jovens que contam com grande apoio financeiro.
TORO ROSSO
Apesar do time ter anunciado no final da temporada que manteria sua dupla de pilotos, o nome do espanhol Jaime Alguersuari não aparece na lista oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Apenas Sebastien Buemi está confirmado. No entanto, tudo indica que a vaga deve mesmo ficar com o espanhol, uma vez que não se especula outro nome para ocupar o posto do mais jovem piloto da história a participar de um Grande Prêmio de Fórmula 1.
USF1
Mesmo com as dúvidas sobre sua participação em 2010, a equipe disse ter uma lista de 12 nomes para suas duas vagas, e o único citado foi o de Pedro de la Rosa. Segundo o Clarín, o argentino José María López tem “quase 98% do patrocínio” necessário para garantir uma vaga. O time gostaria de ter um norte-americano, e o jovem Jonathan Summerton, da Indy Lights, já declarou ter chances “muito grandes”. Campeão de 1997, o canadense Jacques Villeneuve também é cotado.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host